2º edição da Ponta Agrotec vai integrar mercado agro com conhecimento acadêmico

Visando promover a mais completa feira de agronegócios do país com a tecnologia e a inovação em foco, a segunda edição da Ponta Agrotec pretende ser a principal fonte de integração entre empresas, produtores rurais, pesquisadores, lideranças públicas e todo o ecossistema em torno do setor que mais contribui para o PIB nacional.

Além de conectar pessoas do setor e ser palco de exposições, lançamentos e venda de novos produtos, a feira também vai integrar academia e mercado para fomentar o conhecimento. Com palestras focadas em temas relevantes, o evento busca garantir um ambiente de aprendizado constante, permitindo que produtores, alunos, professores e profissionais de diversas áreas possam experienciar as novidades e interagir acerca delas.

Conforme a coordenadora científica da Ponta Agrotec, Profa. Dra. Tassiara Baldissera, a feira vai promover uma rede de comunicação e conhecimento entre todos os participantes.

“Assim como foi na primeira edição, queremos unir todo o ecossistema do agronegócio através da troca de experiências. Eu estou particularmente muito satisfeita e animada por ter a oportunidade de coordenar o comitê e organizar uma das maiores feiras do agronegócio do Brasil, junto aos colegas professores e pesquisadores com anos de experiência na área, que vão agregar ainda mais ao evento”, afirma Tassiara.

Tecnologia e Conhecimento no Agronegócio

Serão cinco eixos de enfoque da agenda técnico-científica. A Gestão do Território abordará, principalmente, questões de logística e do escoamento da produção, tais como: Rota Bioceânica, ferrovias e portos. O eixo Produtividade no Campo irá discutir meios de maximizar a cultura da soja e do trigo, além de trazer inovações na fruticultura e piscicultura em nosso estado.  O eixo Ambiente e Sustentabilidade objetiva expor a gestão do campo integrada ao contexto ambiental, demonstrando como ambos se conectam. ESG, carbono neutro, CPR Verde, serão alguns temas abordados. O eixo Agricultura Familiar irá discutir as políticas públicas e os meios de viabilizar que a produção familiar agregue tecnologia para compor a cadeia produtiva do estado para ampliar a rentabilidade. O eixo Inovação traz exemplos de aplicações tecnológicas que automatizam a operação produtiva do campo com abordagens para o pequeno, médio e grande produtor.

As palestras e workshops serão ministradas por profissionais e especialistas nos temas e contam com a chancela de quatro instituições de ensino superior: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).

Para o engenheiro agrônomo, professor e diretor da UEMS (Unidade Mundo Novo), Leandro Marra, a feira cresceu exponencialmente nessa segunda edição, mostrando a força que o agronegócio tem no Brasil e no mundo.

“A primeira Ponta Agrotec despertou ainda mais o avanço e interesse do agronegócio na região de Ponta Porã, gerando maior interesse das grandes empresas do setor, cooperativas e produtores. O que nos motiva enquanto profissionais da área, educadores e formadores de futuros especialistas de um setor crescer cada vez mais”, conta, afirmando ainda que a expectativa para a segunda edição é ainda maior. “Levar nossos alunos para um evento dessa magnitude é importante para agregar valor àquilo que eles já estão conhecendo em sala de aula”. Marra afirma ainda que a Ponta Agrotec veio para ajudar a valorizar e mostrar o lado produtivo e sustentável da cidade de Ponta Porã no contexto estadual e nacional.

Além das universidades, a Embrapa, a Aprosoja, o Senar e o Senai serão responsáveis pelos cursos e atividades de formação na área da agroindústria dentro da programação da feira. Ao todo serão 40 palestrantes em quatro dias de feira. Para participar das palestras e ter um certificado validado pelo MEC mediante a presença confirmada, as inscrições podem ser feitas pelo site pontaagrotec.com.br/inscreva-se. 

Estrutura

Além dos espaços destinados aos 96 estandes, a feira também vai oferecer uma estrutura com mini auditórios, salas de aula, área de convivência e descanso, praça de alimentação, estacionamento para 400 veículos e uma equipe qualificada para atendimento das demandas dos expositores, patrocinadores, parceiros e visitantes.

Serviço

A Ponta Agrotec é uma realização do Majestic Hall, Prefeitura Municipal de Ponta Porã, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e Governo Federal, através do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. As instituições parceiras e confirmadas desta edição são IFMS, UFMS, UEMS, UFGD, Senar, Senai, Aprosoja e Embrapa.

Mais detalhes no site: https://pontaagrotec.com.br/

Informações: contato@pontaagrotec.com.br

Whatsapp: 67 992821622

DouradosPonta Porã