ACEPP recebe equipe do Sebrae para apoiar o Mapeamento do Ecossistema

Edmondo Tazza

Desde o último dia (31), equipe do Sebrae/MS, composta pelos colaboradores Adelino Marques (Reg. Sul), Luciene Mattos (UCE) e Vanessa Schmidt (UGEC) está em Ponta Porã, para agilizar o mapeamento do ecossistema de inovação do município.

Até esta quinta-feira (03), o grupo visitará várias instituições para realizar entrevistas, verificar o nível de maturidade do ecossistema, como está a relação dos atores na região, entre outros.

Até o momento, já foram visitados o IFMS, Camera de Comércio de Pedro Juan Caballero, Associação Comercial e Empresarial de Ponta Porã – onde foram recebidos pela presidente Fabrícia Dias, na manhã dessa quarta-feira – e as secretarias municipais de Desenvolvimento e da Fazenda de Ponta Porã.

O trabalho para mapear o ecossistema de inovação do município também integra a parceria com o Governo do Estado, no âmbito do programa Propeq Dinamiza.

PROPEC DINAMIZA

O Programa Estadual dos Pequenos Negócios (Propeq Dinamiza) é iniciativa celebrada entre Sebrae e Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) , que fomenta as potencialidades de Mato Grosso do Sul, por meio da integração produtiva dos territórios e fortalecimento de governanças para a dinamização econômica dos municípios sul-mato-grossenses. O Propeq Dinamiza tem investimento de R$ 10 milhões, sendo que 50% são provenientes da Semagro, oriundos do Procesenvolve(Fundo Estadual Pró-Desenvolvimento Econômico) e os outros 50% do Sebrae.

“O objetivo é identificar oportunidades para os pequenos negócios. A gente sabe que no ‘pós pandemia’, muitos deles perderam mercado, então o Propeq traz capacitação e identificação de oportunidades. Percebemos a necessidade de capacitar, e queremos que os empresários se apropriem desse conhecimento”, afirmou um dos integrantes da equipe do Sebrae.

Já Fabrícia Dias elogiou a iniciativa e assegurou que as ações vão contribuir de maneira fundamental para a recuperação econômica de alguma empresas e fomentar o crescimento de outras. “É um momento importante e serve como uma luva para quem ainda sente os impactos econômicos da pandemia”, completou.

Pedro Juan CaballeroPonta Porã