Agems inicia novo ciclo de fiscalização da distribuição do gás canalizado

A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (Agems) deu início a mais um ciclo de fiscalização da distribuição do gás canalizado em Mato Grosso do Sul. O trabalho confere a regularidade da prestação do serviço da MSGÁS para garantir a qualidade no atendimento aos consumidores de todas as classes. A fiscalização começa em Três Lagoas nesta terça-feira (22).

Ao longo do ano serão também inspecionados os sistemas de Campo Grande e Corumbá, programados para os meses de junho e outubro.

Segurança e regularidade

A fiscalização é parte do plano anual de atividades e metas do Setor de Gás Canalizado para 2022, avaliando a qualidade e as condições operacionais, de manutenção e de segurança. São verificadas as situações operacionais das instalações e do City Gate – a estação de transferência de custódia do gás natural da transportadora para a distribuidora MSGÁS.

No município de Três Lagoas, o Sistema de Distribuição conta com 338 clientes, conforme dados de dezembro de 2021, abrangendo as classes Residencial, Industrial, Comercial, GNV (gás natural veicular), além de uma termelétrica (na classe Serviços).

O diretor-presidente da AGEMS, Carlos Alberto de Assis, lembra que a qualidade da distribuição do gás na região se torna cada vez mais importante, especialmente com a possibilidade da retomada da implantação da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados (UFN3). “É importante a AGEMS cumprir seu papel de fiscalizar e garantir a integridade do sistema”, pontua. O diretor de Gás e Energia, Valter Almeida da Silva, reforça que a fiscalização tem também a preocupação de assegurar o fornecimento regular da usina termelétrica de Três Lagoas, importante fonte geradora no sistema de energia elétrica.

“É um detalhado trabalho técnico, onde verificamos, por exemplo, as estações de reduções primárias e secundárias, observamos todas as condições de operação e das instalações físicas, os aspectos de conservação e segurança”, enumera. O sistema de odorização, avisos e demais sinalizações sobre segurança e manutenção dos trajetos das redes de gás também estão incluídos nas verificações.

As informações colhidas serão analisadas no Relatório de Fiscalização, e caso sejam identificadas não conformidades é encaminhado para a distribuidora um Termo de Notificação para manifestar sobre as situações apuradas, como também são apresentadas as recomendações de correções e melhorias.

Campo Grande