Bispo maronita celebrará missa pelos 3 anos da paróquia São Charbel em Ponta Porã

No próximo domingo (29), a paróquia São Charbel OLM, localizada na avenida Brasil, em Ponta Porã, completa três anos de fundação no município e às 9h, será celebrada uma missa no rito maronita, pelo bispo dom Edgard Madi.

O padre responsável pela igreja é o Sleiman Fares Eid OLM, conhecido também como ‘padre Salomão’, e ao Ponta Porã News ele explicou a criação de uma paróquia com o rito do Oriente Médio, surgiu da necessidade da região, já que há comunidades sírias tanto em Ponta Porã, quanto em Pedro Juan Caballero.

“A paróquia São Charbel foi fundada em primeiro lugar para atender a comunidade sírio-libanesa na região, mas também acolhe qualquer católico que quer rezar no rito maronita”, disse.

A língua original das orações era o siríaco aramaico uma evolução do aramaico, língua falada Jesus Cristo, mas a missa e as orações são feitas em português. Apenas as palavras da consagração do pão e do vinho são rezadas em aramaico.

Padre Salmão contou à reportagem que a Igreja Maronita é a igreja do Oriente Médio, que teria sido fundada pelos apóstolos Paulo e Barnabé, na cidade de Antioquia (Síria) no ano 42, onde Pedro comandou a igreja dos anos 45 até 53, antes de ir para Roma.

Ele também ressalta que a Igreja Católica está presente em todo mundo, e existem 24 ritos, ou seja, formas de celebrar a missa e que, por isso, “ela [Igreja] respeita a cultura e a tradição de todos os católicos e fez as leis para proteger a fé, mas respeitando a particularidade de cada povo”, concluiu.

Serviço

Em Ponta Porã, a paróquia São Charbel, fica na avenida Brasil e a missa do próximo domingo, será às 9h.

Veja também
plugins premium WordPress