Bombeira salva criança que nasceu com o cordão no pescoço em Ponta Porã

Um susto, porém, com final feliz. No final da manhã de ontem (28), uma mulher de 30 anos acabou ‘dando à luz’ dentro do carro em Ponta Porã. O enxoval está incompleto, mas a pequena Lidiane não quis esperar.

O parto foi feito a caminho do hospital, e foi graças a soldada Carolinne Camargo da Silva, do Corpo de Bombeiros que a bebê sobreviveu, já que ela nasceu com o cordão umbilical enrolado no pescoço.

Segundo a ocorrência, tudo começou por volta das 10h30, quando o telefone da guarnição tocou e Carolinne atendeu. Era Cláudia Rocha Jara, de 30 anos, tia do neném, que já estava com a mãe, Cristina Cardoso, em trabalho de parto no banco traseiro do carro. A cabeça do bebê já estava para fora do ventre, longe do hospital e onde a viatura do Corpo de Bombeiros não chegaria a tempo.

“Eu e meu esposo levamos ela e percebemos que não daria tempo de chegar no hospital. Logicamente entramos em pânico. A bombeira disse que ia ajudar por telefone a continuar o parto dentro do carro. O cordão estava enrolado e ela me orientou como ir fazendo para desenrolar. Ela (a criança) estava ficando roxa”, relembra a tia da criança que ligou para os bombeiros.

Os momentos também foram de tensão para a soldada Carolinne, que atuava como operadora de comunicação no 193. Ela lembra que a ligação chegou a cair minutos depois do bebê ter saído do ventre da mãe e a tia relatar que ele estava com o cordão umbilical enrolado no pescoço. Foi dada as orientações para socorrer a criança, mas mesmo livre do perigo ela ainda apresentava dificuldade para respirar.

“Tentei retornar à ligação pelo telefone fixo do quartel. Não consegui e ela não atendeu. Então, decidi ligar do meu telefone particular. Adicionei o contato dela e retornei a chamada”, relatou.

Quando a ligação deu certo, o bebê chorava muito pouco e a família ainda estava preocupada em relação a sua respiração. “Vai sempre estimulando ela a ficar acordada. Ficar desperta e para que ela apresente sinais vitais”, orientou a bombeira enquanto a família seguia para o hospital.

Ao chegar no Hospital Regional de Ponta Porã, mãe e filha foram prontamente atendidas pela equipe médica. Lidiane nasceu com 2,8 quilos. As duas passam bem e receberam alta na tarde desta quinta-feira.

A tia da criança lembra que a família é muito humilde e, embora mãe e filha estejam bem de saúde, precisam de doações para receber a recém-nascida, como fraldas e roupas. Quem se interessar em ajudar pode entrar em contato pelo número (67) 9945-0053 (Falar com Cláudia). (Com Campo Grande News).

Veja também
plugins premium WordPress