Casos de Covid-19 crescem e UTI está ‘lotada’ em Ponta Porã

Os 20 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) disponíveis para atender pacientes com Covid-19 em Ponta Porã estão todos ocupados. Como noticiado no sábado (28), pelo próprio prefeito Hélio Peluffo (PSDB), e reforçado em rede social da prefeitura nesta quinta-feira (3).

Leitos clínicos são 40 e também estão ocupados.

Ao Ponta Porã News, o secretário Municipal de Saúde, Patrick Derzi, disse que não há mais leitos no Hospital Regional, e nem se quer previsão de abertura de novos por parte do Governo do Estado, já que a unidade hospitalar é de responsabilidade estadual.

“A UTI se mantém com 100% de ocupação, e não há previsão de abertura de novos leitos”, disse. Questionado sobre para onde irão os novos pacientes, o secretário disse que não sabe o que fazer, já que até Dourados está com falta de leitos.

“Não sei o que faremos, pois Dourados também está lotado. Montar uma UTI não é simples, demanda toda uma estrutura. E hoje, se alguém precisar, será encaminhado para a área vermelha, e ficará numa sala improvisada”, respondeu Patrick.

Nesta quinta, segundo a SES (Secretaria Estadual de Saúde), Ponta Porã confirmou mais 35 casos do Novo Coronavírus, chegando ao total de 1.662 contaminados.

Casos suspeitos com exames enviados ao Lacen (Laboratório Central de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande, são 112.

Óbitos seguem estáveis, com 42 vítimas fatais desde o início da pandemia.

Veja também
plugins premium WordPress