Com 70% dos adultos vacinados, MS atinge imunidade coletiva

Finalmente Mato Grosso do Sul atingiu a chamada ‘imunidade coletiva’, com 70% dos adultos completamente vacinados contra a Covid-19. O anúncio foi no sábado (18), pela SES (Secretaria Estadual de Saúde) e acontece oito meses após o início da imunização.

No entanto, segundo a Secretaria de Saúde, o objetivo ainda é chegar a 80% da população vacinada até o começo de outubro.

MS é o primeiro estado a atingir essa imunidade, ficando à frente de São Paulo que tem 63,76% dos adultos com o esquema vacinal completo, e Rio Grande do Sul com 55,4%.

Variante Delta

Infectologias alertam que a ‘tranquilidade’ em relação à pandemia pode ser comemorada de fato quando 80% dos sul-mato-grossenses adultos estiverem totalmente vacinados, isso porque o Estado já registra a circulação da variante Delta, que é mais infecciosa.

Júlio Croda, infectologista da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), afirma que MS ainda precisa avançar na imunização.

Para alcançar a imunidade coletiva, o Estado precisa atingir de 80 a 90% da população com o ciclo vacinal completo, ou seja, com as duas doses ou a dose única.

Vacinados até agora

De acordo com os dados do vacinômetro deste domingo (19), MS já aplicou 3.451.034 doses de vacinas contra o Novo Coronavírus, dessas, 1.885.463 correspondem à primeira dose, 1.250.262 à segunda, e 234.904 doses única.

Veja também
plugins premium WordPress