Começa a 2ª etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa

A segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa de 2021 tevê início na segunda-feira (1º). Nesta etapa, deverão ser vacinados cerca de 9 milhões de cabeças.

Na região do Planalto, a vacinação é obrigatória para animais até 24 meses entre os dias 1° e 30 de novembro. O registro da vacinação deverá ser realizado pelo produtor no sistema informatizado da IAGRO, através do portal GAP de 1º de novembro a 15 de dezembro de 2021.

Já no Pantanal, os optantes pela etapa de novembro, devem vacinar TODO o rebanho entre 1° de novembro a 15 de dezembro de 2021 e registrar a vacinação de 1° de novembro a 31 de dezembro. Para ambas regiões, a aquisição da vacina estará liberada nas revendas cadastradas.

As vacinas devem ser mantidas entre 2°C e 8°C, desde a aquisição até o momento da utilização – incluindo o transporte e a aplicação, já na fazenda. Devem ser usadas agulhas novas para aplicação da dose de 2 ml na tábua do pescoço de cada animal, preferindo as horas mais frescas do dia, para fazer a contenção adequada dos animais e a aplicação da vacina.

Na etapa de maio deste ano o índice de cobertura vacinal dos animais foi de 99,69%. Essa porcentagem representa 18.653.836 bovídeos em 53.808 propriedades envolvidas em todo o estado.

Em caso de dúvidas, a orientação é para que criador procure a Iagro.

Conforme o Plano Estratégico do Pnefa 2017-2026, o Brasil segue executando as ações para garantir o status de país livre da febre aftosa e ampliar as zonas livres de febre aftosa sem vacinação.

A meta é que todo o território brasileiro seja considerado livre de febre aftosa sem vacinação até 2026. Atualmente, em torno de 70 países têm esse reconhecimento pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

Veja também
plugins premium WordPress