Exames crescem mais de 120% em 2021 em Mato Grosso do Sul

O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) registrou em maio aumento de mais de 120% nos exames teóricos e práticos em relação ao mesmo período do ano passado e bateu recorde de atendimentos realizados desde o início de 2021.

Segundo relatório da Dirhab (Diretoria de Habilitação), os exames práticos aumentaram 124.79% de 2020 para 2021, saltando de 17.872 para 40.175 exames realizados no mesmo período. O aumento de abril para maio deste ano foi de 49.22%, saindo de 6.817 para 10.173.

No último final de semana, o Detran zerou a fila de exames durante o feriado de Corpus Christi. Ao todo foram realizados 739 exames em 3 dias.

A diretora de Habilitação, Lina Issa Zeinab, comenta que mesmo com as dificuldades e limitações de lotação em atendimento a decretos municipais e estadual, a Diretoria contou com bancas extras para a atender a demanda, principalmente no interior.

“A realização dos exames sofreram impactos pelas medidas de prevenção necessárias no combate à pandemia, pois tivemos que reduzir as vagas para não gerar aglomeração. Para atender essa demanda reprimida, foram dimensionadas bancas extras de exames teóricos e práticos, principalmente nos municípios do interior. Assim, conseguimos atender nossos clientes, candidatos à habilitação, e reduzir a fila de espera”.

Já os exames teóricos aumentaram 74.25% em relação ao ano passado, com 10.662 exames a mais. De abril para maio o aumento foi de 12.82%, com 700 provas a mais aplicadas.

Desde 1° de junho, as provas teóricas para exame da primeira habilitação, renovação e condutor infrator estão sendo realizadas na Agência Geraldo Garcia, no Pátio Central, no centro de Campo Grande. A mudança visa integrar os serviços essenciais cada vez mais perto da população.

O local tem capacidade para atender 60 pessoas por horário, mas por conta da pandemia, foi reduzido a 24 pessoas dentro da sala. Além da melhor localização, o resultado dos exames sai em até dois dias.

Veja também
plugins premium WordPress