Fronteira com dois horários a partir deste domingo

A fronteira entre o Paraguai e o Brasil passa a ter dois horários a partir deste domingo (4), com o início do horário de verão, onde os paraguaios adiantaram seus relógios em uma hora a partir da meia noite.

Com o início do horário de verão do Paraguai, os fronteiriços que residem tanto no lado brasileiro quanto paraguaio da fronteira precisam estar atentos e adequar os seus relógios para cumprir as suas agendas de trabalho, uma vez que os dois municípios vizinhos convivem de forma integrada nos mais variados setores do comércio as instituições de ensino, como ´o caso do curso de medicina que atrai milhares de brasileiros e estão com as aulas online desde o começa da pandemia.

O Brasil desde o início do governo de Jair Bolsonaro não adere mais o horário de verão, assim a fronteira conviverá com dois horários diferentes até o próximo mês de março de 2021, data prevista para o final do horário no Paraguai.

Em 25 de abril de 2019, o presidente Jair Bolsonaro assinou um decreto que revoga o horário diferenciado no Brasil, com a alegação de que tendo a medida representaria economia de energia relativamente baixa e poderia causar desgaste na saúde da população com a alteração. Além disso, segundo o Ministério de Minas e Energia, o horário de maior consumo de energia passou do período da noite para o meio da tarde.

Na fronteira muitos brasileiros trabalham no Paraguai e vice versa, consolidando o perfil diferente desta parte da América do Sul.

A fronteira do lado paraguaio continua oficialmente fechada, com previsão de abertura até o próximo dia 15 de outubro, conforme sinalizaram os governos brasileiro e paraguaio.