Hélio entrega cartões do programa de compra de alimentos a agricultores de Ponta Porã

Ontem (15), no Centro Internacional de Convenções de Ponta Porã, o prefeito Hélio Peluffo realizou a entrega simbólica dos cartões bancários aos agricultores familiares do município inscritos no Programa de Aquisição de Alimentos.

O programa é uma ação realizada pelo Governo Federal por meio da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social que atua através da modalidade de “Compra com Doação Simultânea”, de modo que a compra do alimento é realizada diretamente do pequeno agricultor, valorizando e estimulando a atividade da agricultura familiar, fortalecendo o segmento e incentivando a organização desses trabalhadores em cooperativas ou associações.

A solenidade foi aberta com a participação virtual do Secretário Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (SEMAGRO), Jaime Verruck, que destacou a importância da adesão do município ao programa, sobretudo em razão do caráter inédito deste primeiro edital, que prioriza mulheres e indígenas que são produtores da agricultura familiar.

Nesta direção, destaca-se que Ponta Porã cumpriu todos os requisitos necessários se apresentando como um dos municípios conveniados desta primeira fase do PAA. Ao todo são 25 produtores que participam desta etapa, sendo que cada um poderá receber até 6,5 mil reais pela venda de seus produtos. Em Ponta Porã, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Regional, Indústria, Comércio e Turismo (SDIC), é a responsável pela adesão ao programa, além de promover o suporte e orientação aos produtores. De outro lado, a destinação dos produtos, fica sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Assistência Social, que organiza a montagem das “cestas verdes” e distribui para às famílias em vulnerabilidade do município. Ao todo são mais de 500 famílias beneficiadas com essas doações.

Durante a entrega simbólica dos cartões, Hélio destacou o empenho da SDIC na adesão ao programa e a importância do projeto para os agricultores familiares de Ponta Porã. Além disso, também destacou o trabalho da Secretaria de Assistência Social na distribuição dos alimentos e agradeceu o empenho da SEMAGRO e da AGRAER, nas diversas parcerias que beneficiam os produtores da agricultura familiar. Conforme ressaltou o prefeito, “é somente através das boas parcerias que conseguimos desenvolver projetos de sucesso”. Além disso, também reforçou a importância da FUNAI e dos bancos públicos, como o caso do Banco do Brasil no PAA, como parceiros do município.

Veja também