Hélio participa de consórcio entre cidades do Sul de MS para frear Covid-19

O prefeito de Ponta Porã, Hélio Peluffo (PSDB), participou nesta segunda-feira (24), em Dourados, de uma reunião com Alan Guedes (prefeito de Dourados), Rhaíza Matos (Naviraí), e o secretário municipal de Saúde de Nova Andradina, Sérgio Maximiano, que estuda medidas para tentar frear os casos de Covid-19.

As medidas serão apresentadas ao governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB).

Entre as regras que poderão ser adotadas, está a restrição de viagens no próximo feriado nacional, o de Corpus Christi, que acontece no dia 3 de junho.

Hélio pontuou que, “depois de todo feriado já está comprovado que ocorre um aumento nos índices de contaminação. Precisamos interromper esse trânsito intermunicipal, fechar as festas clandestinas e pedir a colaboração da população para conter a transmissão do vírus”.

Ponta Porã está desde o ano passado com a taxa de ocupação de leitos destinados ao tratamento de pacientes com o Novo Coronavírus, em 100%.

O prefeito da maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul, Dourados, Alan Guedes afirmou que, por enquanto, a ‘aliança’ com os demais prefeitos visa medidas menos radicais.

“Não queremos o lockdown, mas precisamos frear o contágio e vamos levar as propostas para o Governo do Estado”, pontuou Alan.

Outra proposta apresentada pelos gestores está o aumento na fiscalização no que diz respeito às festas clandestinas, e continuar pedindo a conscientização e apoio da população.

A prefeita de Naviraí, Rhaíza Matos, também destacou a necessidade da conscientização da população como um dos pontos principais. “Contamos com a população sul-mato-grossense, principalmente para cumprir com as medidas de conscientização para que não seja necessário optarmos por um lockdown. Em Naviraí, não temos mais estrutura para aumentar a capacidade de atendimento e não temos mais como correr para Dourados”.

O secretário de saúde, Sérgio Maximiano, que esteva na reunião representando o prefeito Gilberto Garcia, lamentou a situação crítica e caótica.

“Estamos há mais de um ano à frente dessa pandemia e neste ano, em maio, já chegamos ao número de casos do ano passado todo. A economia precisa funcionar e por isso, a iniciativa do prefeito Alan Guedes é muito importante para que não tenhamos um grande número de óbitos nos próximos dias”.

Veja também
plugins premium WordPress