MS deve receber 2ª dose da Coronavac apenas na primeira quinzena de maio

O Ministério da Saúde prevê que a segunda dose da Coronavac deve chegar a Mato Grosso do Sul apenas na primeira quinzena de maio. Até ontem (27), o Estado tinha 27 cidades sem doses desse imunizante, o que obriga o adiamento da aplicação.

O Ministério lembrou que as vacinas das segundas doses começaram a ser enviadas a partir do 11º lote. Sendo que a divisão de envios da primeira e segunda aplicação foi feita pelo “aumento no número de casos de Coronavírus e a necessidade da aceleração da vacinação”. 

Diante disso, as vacinas da Coronavac devem ser enviadas em lote com primeiras doses e depois de quatro semanas, o lote com as segundas doses. No entanto, no último carregamento, MS recebeu apenas 10 mil vacinas produzidas pelo Instituto Butantan para segunda aplicação. 

Atualmente, há três grupos prioritários que ainda precisam da segunda aplicação da Coronavac em todo o Brasil. São: 3% dos trabalhadores da saúde, 6,2% das forças de segurança, salvamento e Forças Armadas e 1,9% dos idosos entre 60 e 64 anos, totalizando 416.507 de pessoas. 

Quem foi agendado para até 20 de abril conseguiu ser imunizado com a segunda dose em Campo Grande, por exemplo. No entanto, ainda não foram dadas informações sobre quando outros grupos serão chamados.

Por enquanto, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) pede que aguardem a notificação para aplicação da segunda dose. 

Apesar do atraso, o Ministério da Saúde adverte que as pessoas precisam buscar a segunda dose. Quando forem chamados para aplicação, vacinados com a Coronavac devem ir até um ponto de vacinação e completar a imunização contra Covid-19.

Veja também
plugins premium WordPress