Novos cursos de capacitação gratuitos têm matrículas abertas no Rede Solidária

A parceria entre o Programa Rede Solidária, desenvolvido pelo Governo do Estado, e Senai, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, retoma o calendário de cursos de capacitação e geração de renda que já capacitou mais de 3 mil pessoas desde a criação do programa em 2016.

Serão 279 vagas divididas em 14 cursos para realização e conclusão ainda no primeiro semestre de 2022, nos três turnos, matutino, vespertino e noturno, disponíveis nas duas unidades do Rede Solidária, nos bairros Jardim Noroeste e Dom Antônio Barbosa.

Para Tabatha Bensiman Ciampi, analista técnica do Senai, a parceria com o Rede Solidária aumenta o alcance da instituição. “Manter os cursos de capacitação com o Rede é de suma importância para nós, já que dessa maneira temos a oportunidade de atingir comunidades que não possuem uma base Senai, e o apoio do programa é essencial para atingirmos essas pessoas”.

O novo ciclo traz novidades e cursos inéditos como o de pilotagem de Drones. “Esse foi um pedido da coordenação do programa, para que possamos trazer os jovens para dentro do projeto e oferecer a oportunidade de se capacitar com uma modalidade que atende diversas atividades profissionais e profissões do futuro. Adolescentes a partir de 16 anos poderão se inscrever”, destaca Giselaine Vilhalba, responsável pelo setor de cursos do Rede Solidária.

Cursos consolidados e de grande procura também estão disponíveis como os de mecânica, costura e do setor alimentício. Também está mantida novas vagas para curso de instalação de sistemas de Energia Fotovoltaica. “Tivemos um bom feedback desse curso, muitos alunos já trabalhando na área que está em expansão com a geração de energia limpa em casas, empresas e até na área rural. É uma oportunidade única de inserção no mercado de trabalho através de um curso gratuito”, analisa Paulo Xavier, diretor do Programa Unidade Jardim Noroeste.

As matrículas já estão abertas e podem ser feitas nas unidades do Programa Rede Solidária. A previsão para início das aulas é para segunda quinzena deste mês.

Para informações e matrículas entre em contato com o Rede Solidária. Unidade I, Rua Adelaide Maia Figueiredo, n° 1879, bairro Dom Antônio Barbosa, telefone (67) 3308-3041, ou Unidade II, Rua da Conquista, n° 649, bairro Jardim Noroeste, telefone (67) 3344-3877.

Confira os cursos disponíveis

Mecânico de Manutenção em Motores Ciclo Otto

Fundamentos de Reparos Residenciais

Fabricação de Salgados e Biscoitos

Instalações de Sistema de Energia Fotovoltaica

Mecânico de Motocicletas

Costura Criativa

Formação Básica em Pilotagem de Drone

Modelagem de Lingerie

Princípios para Soldagem

Enxoval de Bebê

Noções Básicas de Manutenção Automotiva

Assistente de Contabilidade

Técnicas de Controle de Qualidade – 5S

Fundamentos para manipulação e conservação de alimentos

Veja também