Ponta Porã avança para se consolidar como um dos principais hubs logísticos da América do Sul

Ponta Porã avança para se consolidar como um dos principais hubs logísticos da América do Sul

A Prefeitura Municipal de Ponta Porã promoveu, na noite de terça-feira (3), uma importante reunião no auditório do Paço Municipal para discutir estratégias de desenvolvimento que consolidem o município como um dos principais hubs logísticos do comércio exterior da América do Sul.

O encontro reuniu empresários, produtores rurais, representantes do agronegócio, autoridades locais e especialistas em comércio internacional, com destaque para a presença da comitiva da empresa Expert Brasil. O evento também contou com a participação do prefeito Eduardo Campos, do presidente da Câmara Municipal, Agnaldo Pereira Lima; vice-prefeito Patrick Derzi; secretária municipal de Desenvolvimento Integrado, Raquel Lageano Quintino e de diversas secretarias municipais.

Durante sua fala de abertura, o prefeito Eduardo Campos destacou a importância de preparar a cidade para o futuro, com foco na integração logística com Pedro Juan Caballero, na implantação da Rota Bioceânica, na binacionalização do Aeroporto Internacional e na implantação do Porto Seco. “Estamos propondo um debate franco com a sociedade, sem demagogia, para construir uma nova trajetória de desenvolvimento para Ponta Porã”, afirmou.

A secretária municipal de Governo e Comunicação, Paula Consalter Campos, apresentou o Plano de Ação Municipal 2020/2030, que inclui o fortalecimento da infraestrutura logística, a criação do programa Jovem Exportador e a implantação do Parque Tecnológico Internacional (PTIN), que integrará universidades, setor produtivo e a sociedade da fronteira.

O CEO da Expert Brasil, Getúlio Faria, destacou o potencial de Ponta Porã na conexão com os mercados internacionais e ressaltou a importância de fomentar uma cultura exportadora na região. Já o diretor da Aena Brasil, Thiago Neiva Moreira, anunciou investimentos de R$ 160 milhões no Aeroporto Internacional de Ponta Porã, com ampliação da área física, novos voos – incluindo a futura rota Ponta Porã-Assunção – e a implantação de um terminal de cargas.

O empresário Luís Felipe Saldanha Rodrigues, que atua em Pedro Juan Caballero, apresentou os benefícios da Lei da Maquila, que atrai empresas ao Paraguai por meio de incentivos fiscais e baixos custos de produção, destacando ainda a sinergia econômica com o Mato Grosso do Sul.

O diretor de Energia da Expert Brasil, José Sóter, alertou os empresários sobre a importância da gestão eficiente dos custos com energia. “Ponta Porã tem tudo para dar certo e o momento é agora. O município está estrategicamente posicionado, com acesso facilitado aos portos do Atlântico e do Pacífico, e deve aproveitar as vantagens logísticas e energéticas enquanto ainda há incentivos”, afirmou, lembrando que até 2032 os benefícios fiscais previstos na reforma tributária tendem a desaparecer.

Para a diretora internacional de negócios da Expert Brasil, Johanna Guevara, Ponta Porã está estrategicamente posicionada na Rota Bioceânica, tornando-se um ponto-chave de conexão entre os oceanos Atlântico e Pacífico. “Ponta Porã está no coração da rota bioceânica e a internacionalização será o motor de crescimento econômico”, disse Johanna.

A reunião representou um passo significativo na consolidação de uma governança inteligente e colaborativa, com participação do poder público, setor produtivo e sociedade civil. A Prefeitura segue comprometida com a promoção do desenvolvimento sustentável, da geração de empregos e da atração de novos investimentos para o município.

A2