Ponta Porã comemora o Dia Nacional da Equoterapia

Nivalcir Almeida

9 de agosto é o Dia Nacional da Equoterapia. Em Ponta Porã, a data especial, merece ser comemorada. A cidade disponibiliza a Equoterapia por meio do Centro de Equoterapia Princesinha dos Ervais, antigo Centro de Equoterapia CADU, que desenvolve ações beneficiando mais de 60 crianças na fronteira.

O Centro funciona em parceria com o Exército Brasileiro e a Prefeitura, por meio das Secretarias de Educação, Esporte, Cultura e Lazer; Saúde e Assistência Social.

Localizado na Rua Manuel Dias de Pinho, numa área pertencente à União e cuidada pelo Exército por meio do 11º Regimento de Cavalaria Mecanizado, o Centro de Equoterapia Princesinha dos Ervais já atendeu, no primeiro semestre letivo deste ano, 69 praticantes.

A diretoria do Centro informa que a Equoterapia está crescendo e se desenvolvendo na cidade, atendendo uma demanda que aumenta a cada dia, na medida em que as pessoas ficam sabendo da existência deste trabalho desenvolvido por uma equipe de voluntários e também de profissionais capacitados, graças à parceria.

Entre os praticantes, estão membros de famílias que moram tanto em Ponta Porã, quanto em Pedro Juan Caballero, Paraguai.

A Associação do Centro de Equoterapia Princesinha dos Ervais desenvolve suas atividades desde abril de 2008, com uma parceria entre Exército e Prefeitura Municipal de Ponta Porã-MS, com cedência de profissionais das Secretarias de Saúde; Educação, Esporte, Cultura e Lazer e também da Assistência Social; com mudança de nome fantasia, (Antes era Centro de Equoterapia CADU) passa a se chamar no ano de 2022, Centro de Equoterapia Princesinha dos Ervais.

BENEFÍCIOS

A prática da Equoterapia objetiva benefícios físicos, psíquicos, educacionais e sociais de pessoas com deficiências físicas ou mentais e/ou com necessidades especiais, e está indicada para os seguintes quadros clínicos, tais como: Doenças genéticas, neurológicas, ortopédicas, musculares e clínico metabólicas; Sequelas de traumas e cirurgias; Doenças mentais, distúrbios psicológicos e comportamentais; Distúrbios de aprendizagem e linguagem.

A Equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais. O praticante, como é chamado o paciente desta terapia, de acordo com suas necessidades, é atendido por profissional habilitado e com cursos na área de equoterapia, e por uma equipe multiprofissional, a qual, solicita-se o atendimento da cedência dessa equipe, onde é realizado um tratamento para desenvolver todo o seu potencial, respeitando suas limitações.

A Equoterapia emprega o cavalo como agente promotor de ganhos a nível físico e psíquico. Esta atividade exige a participação do corpo inteiro, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da força muscular, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio.

Também é fundamental frisar que o Centro de Equoterapia Princesinha dos Ervais segue orientações e normativas da Associação Nacional de Equoterapia (ANDE-BRASIL), garantindo um atendimento equoterápico liberada por avaliação da equipe multiprofissional, ou seja, a equipe médica, psicológica e fisioterápica, o que se considera equipe mínima para o atendimento.

Centro Princesinha dos Ervais desenvolve a Equoterapia em Ponta Porã.(Foto: Divulgação)
Veja também
plugins premium WordPress