Prefeitura realiza Workshop sobre Gerenciamento de Resíduos Sólidos

A Prefeitura de Ponta Porã por meio da Secretaria Municipal de Saúde com coordenação dos departamentos de Vigilância em Saúde, Vigilância Ambiental, Vigilância em Saúde do Trabalhador e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente realizou nesta terça-feira (17), o Workshop sobre Gerenciamento de Resíduos Sólidos, que aconteceu no Centro de Convenções Internacional de Ponta Porã.

O Workshop sobre Gerenciamento de Resíduos Sólidos, teve o objetivo de orientar os responsáveis pelos estabelecimentos públicos de saúde sobre a correta segregação entre os resíduos secos, úmidos e infectantes, as formas de acondicionamento e a destinação final adotada para cada tipo de resíduos gerados nos estabelecimentos, de acordo com as normas técnicas e legislação correlata.

Na oportunidade o evento abordou sobre os procedimentos, quando houver, acidentes com materiais perfurocortantes, bem como os exames que devem ser realizados de imediato.

O prefeito Hélio Peluffo fez a abertura oficial do evento, destacando a importância da questão ambiental enquanto politicas públicas e afirmou que o tema Meio Ambiente será uma das prioridades em seu novo mandato.

“A questão ambiental é um tema de preocupação mundial, que precisamos acompanhar de perto, nestes quatro anos avançamos, mas temos muito a fazer em especial no que se refere ao lixo domiciliar” frisou Hélio Peluffo.

O Secretário Municipal de Saúde, Dr Patrick Derzi falou das diversas iniciativas da atual gestão municipal em oferecer capacitação e estrutura para tratar de forma responsável por meio de uma gestão pública de excelência.

“Temos orientado nossos servidores em todas as nossas unidades a realizar a separação e coleta dos resíduos sólidos oferecendo aparelhos, como coletores e lixeiras próprias para o descarte de materiais utilizados no setor de saúde” explicou Derzi.

Patrick Derzi disse ainda que a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente, vem buscando cumprir sua responsabilidade e desejando ser uma gestão pública com credibilidade e reconhecimento pelos serviços prestados para saúde pública e meio ambiente.

“A realização deste workshop foi apenas o início para buscar o cumprimento das metas estabelecidas na Política Nacional de Resíduos Sólidos” enfatizou Patrick Derzi.

Ponta Porã por meio da atual gestão municipal vem realizando um amplo trabalho de conscientização da população para consolidar a coleta seletiva e a efetiva conservação dos recursos naturais.

Ao final do Workshop os participantes receberam uma muda da espécie Dália como símbolo da união em favor da preservação do meio ambiente.

Veja também
plugins premium WordPress