Prosseguir: após bandeira vermelha, Ponta Porã ‘sobe’ para a laranja

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul atualizou nesta quinta-feira (22), o Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança da Economia) classificando o município de Ponta Porã com a bandeira laranja da Covid-19, isto é, indicando que o grau de contágio está médio.

A classificação acontece após duas atualizações anteriores – 24 de setembro e 8 de outubro -, indicarem que o nível de contaminação pela doença na fronteira com o Paraguai por meio de Pedro Juan Caballero, era alto (bandeira vermelha).

Na prática, a cidade é orientada a liberar atividades e serviços essenciais e não-essenciais que oferecem baixo risco de contaminação pelo Novo Coronavírus.

Hoje, no boletim epidemiológico emitido pela SES (Secretaria Estadual de Saúde), Ponta Porã conta com cinco novos casos da doença, totalizando 1.182 infectados, 31 mortes e 62 casos em investigação.

Linha do tempo

Ponta Porã tem oscilado entre as bandeiras vermelhas e laranja no Prosseguir. Em 16 de julho, o governo classificou a cidade como ‘grau alto’ de contágio pela Covid-19.

E o município permaneceu no vermelho em 31 de julho, 14 a 28 de agosto, subiu para a laranja no dia 10 de setembro, voltou para a vermelha no fim daquele mês (24/9), e até então, na última atualização no início de outubro (8/10), o município era considerado como ‘grau alto’.

Sobre o Prosseguir

O Programa classifica os municípios em faixas de cores, de acordo com o grau de risco que cada cidade apresenta (de baixo a extremo), traz recomendações de medidas no âmbito da Saúde Pública, de Serviços Públicos e do Social a fim de nortear agentes da sociedade, principalmente entes públicos, a tomarem suas decisões e tornarem suas ações mais eficientes no combate à propagação e aos impactos da Covid-19.

Veja também
plugins premium WordPress