Rede Estadual de Ensino volta as aulas nesta quinta-feira

Começa nesta quinta-feira (3) o calendário de aulas da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (REE/MS) para aproximadamente 190 mil alunos nas 348 unidades escolares da REE nos 79 municípios do Estado. A retomada das atividades ocorre após o período de Jornada Pedagógica, iniciado no dia 17 de fevereiro, e seguirá de forma presencial, de acordo com o Protocolo de Volta às Aulas de MS.

Para o retorno os estudantes da Rede contam com as entregas dos kits e uniformes escolares que, juntos, somam R$ 17,6 em investimentos. Serão mais de 196 mil kits escolares, 306 mil camisetas e quase 150 mil bermudas, além dos uniformes que atenderão cerca de 1,5 mil estudantes matriculados nas escolas cívico-militares da REE. Os kits foram apresentados no mês passado ao secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Rocha, pela secretária estadual de Educação, Maria Cecília Amendola da Motta, e o adjunto da SED, Édio Resende.

Entre as novidades para este ano, está a implementação do Novo Ensino Médio nas escolas que trabalham com a oferta desta etapa da educação básica. A mudança vai promover uma nova estruturação do currículo, com uma composição comum a todos os estudantes, intitulada Formação Geral Básica (FGB) e uma composição flexível, chamados de Itinerários Formativos (IF), cuja proposta é garantir a autonomia do estudante na escolha entre diferentes roteiros para sua formação.

Em Mato Grosso do Sul, a novidade será aplicada nas três séries do Ensino Médio já a partir deste ano, após 1 ano de aplicação em formato de projeto-piloto, em 122 escolas de Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino em 2021.

Outro ponto de destaque é o avanço do Ensino em Tempo Integral, que se tornou uma das prioridades do Governo de Mato Grosso do Sul nos últimos anos. Com a formatação da proposta e planejamento realizado pela SED, o trabalho ganhou força e o resultado foi um aumento constante no número escolas da Rede que trabalham a oferta dessa modalidade, por meio do Programa Escola da Autoria, criado em 2015, e que chega ao total de 132 escolas em 2022.

Colocado em prática em 2016, no ano seguinte o Programa já contava com 11 escolas e se fazia presente nos municípios de Campo Grande, Dourados, Corumbá e Naviraí. A redução nos índices de abandono, aumento na taxa de aprovação e crescimento do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), observado nas escolas que colocaram a proposta em prática, chamaram a atenção e logo se tornaram marcas da iniciativa.

Calendário

O calendário Escolar 2022, a ser operacionalizado nas escolas e centros da Rede Estadual de Ensino, define a duração de 205 dias para o ano escolar, com 13 sábados letivos, distribuídos em 200 dias letivos, 4 dias para a realização de Exames Finais, 1 dia para a realização de Conselho de Classe Final.

O início das aulas será nesta quinta-feira, dia 03 de março, com recesso escolar entre os dias 11 e 25 julho. O término do ano escolar está previsto para o dia 22 de dezembro de 2022.

Veja também
plugins premium WordPress