A Sanesul está executando R$ 20 milhões em obras de saneamento na cidade de Ponta Porã. O investimento está dividido entre a ampliação do sistema de esgotamento sanitário e do sistema de abastecimento de água.

Com 90% concluída, a Sanesul está finalizando as obras do poço tubular profundo PNP-037 (do Sistema Centro), localizado ao lado do escritório de atendimento ao público da Sanesul na região Central; a construção de mais dois reservatórios apoiados de concreto armado com capacidade de reservação de 1 milhão de litros de água cada (no Sistema Marambaia e no Sistema Centro); os dois abrigos de cloração (no Sistema Marambaia e no Sistema Centro); uma elevatória (no Sistema Centro), estação elevatória de água tratada e 2.463 metros de adutora para o centro de reservação Jardim Esperança (adutora é a tubulação que leva água da captação até os reservatórios).

Dentro deste pacote de obras em saneamento de água tratada, também está uma ativação de outro poço tubular profundo especial, o PNP-034 (do Sistema Marambaia). Ele beneficia os bairros Marambaia, São Rafael, Julia Cardinal, Primavera, Mooca, Rodoviária, Jardim das Rosas e Andreazza.

Referente ao esgotamento sanitário, a empresa segue com a ampliação na rede de coleta que irá impactar de forma positiva a cobertura do serviço na cidade. São mais 72 km de rede coletora de esgoto e 3.833 ligações domiciliares. Até o momento, 70% dessas obras já foram concluídas.