Secretaria de Saúde seguirá vacinando adolescentes em Ponta Porã

Na contramão do que recomendou ontem (16), o Ministério da Saúde, Ponta Porã não vai suspender a vacinação contra a Covid-19 para adolescentes de 12 a 17 anos. A confirmação foi dada ao Ponta Porã News na manhã desta sexta (17), pelo secretário municipal de Saúde, Patrick Derzi.

Nessa quinta, ao anunciar a suspensão, o Ministério da Saúde alegou que os benefícios da vacinação em adolescentes sem comorbidades ainda não estão claramente definidos e que a OMS (Organização Mundial de Saúde) não recomenda imunização desta faixa etária com ou sem comorbidades.

No final do dia, a Secretaria Estadual de Mato Grosso do Sul emitiu uma nota afirmando que o Estado seguirá com a campanha de vacinação para adolescentes, aplicando a Pfizer, o que já é orientado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Segundo a SES, a vacinação para este público foi tomada com base em evidências cientificas, e que por meio do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), já solicitou junto a Anvisa, informações a respeito do posicionamento da mesma, em relação à orientação do Ministério da Saúde.

Durante coletiva de imprensa nessa quinta-feira, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que suspensão da vacinação contra o Novo Coronavírus em adolescentes é decorrente do óbito de um jovem que, supostamente morreu após ser vacinado.

Ainda na nota da SES, a mesma reitera “que não há registro de caso de efeito adverso da vacina em adolescentes em Mato Grosso do Sul e reforça que pais ou responsáveis continuem vacinados os adolescentes com ou sem comorbidades, até que o esquema vacinal seja completado”.

Veja também
plugins premium WordPress