Seminário explica importância de Inventário de Emissões de gases de efeito estufa

O secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) participa na quinta-feira (5), do 1º Seminário Virtual: “O que é um Inventário de Emissões e sua qual sua importância”. O evento será realizado das 10h à 12h, é organizado pelo Climate Group, Secretaria da Coalizão Under2, em parceria com a Semagro e integra o conjunto de ações do Governo do Estado para que Mato Grosso do Sul seja reconhecido como um território Carbono Neutro até 2030, compromisso apresentado e assumido pela administração estadual em novembro de 2021 na COP 26.

A participação é aberta a gestores públicos, pesquisadores, professores, acadêmicos e ao público em geral, que pode se inscrever por meio do link https://bit.ly/INVENTARIO-MS. A ação integra o Projeto Pegada Climática, que apoia governos estaduais e regionais nos seus esforços para monitorar e reduzir emissões de gases de efeito estufa.

“O inventário vai permitir ao governo identificar quanto cada atividade econômica contribui na emissão dos gases do Efeito Estufa. Nós seremos o segundo Estado do país a garantir a realização do Inventário Climático. A partir dele, o governo terá subsídios para desenvolver políticas públicas, adotar medidas e soluções visando a redução da emissão desses gases, sempre perseguindo a meta de tornar Mato Grosso do Sul Estado Carbono Neutro até 2030”, explica o secretário Jaime Verruck.

Como primeira etapa desse processo, a equipe do projeto, representada pelos especialistas da Ricardo Energy & Environment e WayCarbon, apresentará uma introdução sobre as questões relacionadas às mudanças climáticas e os aspectos básicos sobre um inventário de emissões e sua elaboração, seguida de uma sessão de perguntas e respostas e discussão. Pela Semagro, também participam do seminário on line a bióloga Sylvia Torrecilha e a coordenadora de Cooperação Internacional e Comércio Exterior, Thaís Guimarães.

O Climate Group é uma organização sem fins lucrativos que atua junto à Under 2 Coalition, a rede global de governos estaduais e regionais comprometidos com a redução de emissões de acordo com o Acordo de Paris. A Under 2 contratou a empresa de consultoria inglesa Ricardo Group para dar assessoramento a Mato Grosso do Sul na construção do escopo de elaboração do Inventário Climático, desde capacitação técnica, estruturação da equipe, metodologia, arranjos institucionais e demais providências necessárias.

Veja também