UFGD e IFMS firmam três acordos de cooperação

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS) firmaram três acordos de cooperação, ontem (20/09), para capacitação da equipe de servidores que compõem a TecnoIF Campus Dourados (Incubadora Mista e Social de Empresas do IFMS) e para a realização dos projetos “Corredor Científico, Cultural e Tecnológico de Mato Grosso do Sul – CCCT ” e “Centro de Recondicionamento de Computadores – CRC”.

Através do primeiro acordo de cooperação, a UFGD irá ofertar curso para capacitação da equipe do TecnoIF Campus Dourados sobre incubação de empresas. O objetivo é promover a qualificação profissional de, pelo menos, 10 servidores, através de orientações e palestras entre as instituições. Essa iniciativa contribuirá para a difusão da ciência, tecnologia, empreendedorismo e inovação, por meio do diálogo direto com o setor produtivo.

Já o intuito do Corredor (CCCT) é de ampliar a oferta da programação de extensão de cultura, ciência e tecnologia, por meio de intercâmbio de ações nessas áreas, descentralizando as atividades das instituições públicas de ensino nas regiões de Mato Grosso do Sul. O projeto possui quatro eixos de circulação: Eixo 1 – Mostras científicas e tecnológicas e Exposições; Eixo 2 – Cursos e Oficinas; Eixo 3 – Música e; Eixo 4 – Artes da Cena.

Por meio do último acordo de cooperação, o Centro de Recondicionamento de Computadores envolverá os estudantes de informática do IFMS na análise e classificação (triagem) de computadores, notebooks, impressoras, monitores e demais equipamentos de processamento de dados da UFGD para dar uma destinação ambientalmente adequada (Decreto n°9.373/2018). Se o computador possuir os requisitos legais para ser classificado como inservível, o projeto dará andamento ao processo de desfazimento. O que puder ser recondicionado ganhará novo uso, provavelmente em laboratórios de escolas públicas, e os que forem considerados resíduos eletrônicos serão enviados para instituições aptas à reciclagem.

APROXIMAÇÃO INSTITUCIONAL

Além da assinatura dos acordos, por essa ser a primeira reunião entre o reitor pro tempore da UFGD, Lino Sanabria, a reitora do IFMS, Elaine Borges Monteiro Cassiano, e o diretor-geral do IFMS Dourados, Carlos Vinicius da Silva Figueiredo, o momento também oportunizou o estreitamento das relações entre as instituições.

A reitora Elaine Cassiano agradeceu a abertura de agenda e do mesmo modo colocou o IFMS à disposição da UFGD, afirmando que as parcerias poderiam ser ampliadas conforme as oportunidades e expertises de cada instituição, sempre em busca do desenvolvimento do estado.

Inclusive, pela proximidade entre a UFGD e os campus de Dourados, Ponta Porã e Naviraí do IFMS, a reitora apresentou o interesse em projetos que incentivem a capacitação dos seus servidores nos programas de pós-graduação lato e strictu sensu da universidade, possibilidade que será analisada pela Reitoria para resposta posterior. No entanto, o reitor pro tempore aproveitou essa questão e solicitou que o Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), que está atualmente com seleção abertas para novos alunos, fosse divulgado entre os professores do instituto.

O diretor-geral do IFMS Dourados, Carlos Figueiredo, também fez seus agradecimentos e chamou a atenção para os resultados positivos dos estudantes do instituto. Conquistando os maiores indicadores de qualidade entre as escolas públicas de Dourados e ótimos resultados nos vestibulares (82% dos egressos passaram em uma universidade e, desses, 75% foram aprovados em universidades públicas), ele disse que a melhoria da Educação Básica alcançada pelo IFMS impactaria também a Educação Superior. “E queremos que eles estejam na UFGD”, destacou o diretor-geral.

Também participaram do encontro os pró-reitores envolvidos com as iniciativas dos acordos de cooperação. Pela UFGD estavam a pró-reitora de Extensão e Cultura, Gicelma Chacarosqui, a pró-reitora de Administração, Cristiane Stolte, e o vice-reitor Arquimedes Gasparotto Junior. Pelo IFMS estavam o diretor executivo Fernando Silveira Alves e pró-reitor de Extensão, Danilo Ribeiro de Sá Teles.

Veja também
plugins premium WordPress