Vanderlei Avelino visita comando da PM em Ponta Porã

O vereador e presidente da Câmara Municipal de Ponta Porã, Vanderlei Avelino, esteve na manhã de quinta-feira (23), na sede do 4º Batalhão da Polícia Militar. A visita teve como finalidade, atender ao pedido do comandante Santos Melo.

Acompanhado pelo secretário municipal de Segurança Pública, Marcelino Nunes, Vanderlei foi apresentado ao tenente-coronel Édson Guardiano de Oliveira, que assumirá o Comando do 4º BPM nos próximos dias.

Vanderlei deu as boas-vindas ao novo comandante e agradeceu Santos Melo pelos serviços prestados à população de Ponta Porã. “Faço este agradecimento em nome dos 17 vereadores e aproveito para garantir que, o Poder Legislativo Municipal, continuará sendo parceiro do 4º BPM no trabalho de garantir segurança à nossa comunidade”, assegurou o vereador.

São mais de 100 anos de atuação na fronteira. Sua história começa na década de 1920, quando era chamado de ‘Destacamento da Força Pública’. Em julho de 1930 a empresa Companhia Matte Laranjeira entregou o prédio histórico conhecido como ‘Castelinho’ para sediar o Destacamento Policial.

Posteriormente foi sede da Guarda territorial do então território federal de Ponta Porã, extinto em 1946. Até esta data, foi a Guarda Policial de Fronteira. Naquele ano se tornou a 4ª Companhia PM de Ponta Porã, Mato grosso.

Em 1979, depois da criação do estado de Mato Grosso do Sul passou a ser chamada de 3ª Companhia Independente de Polícia Militar, ficando responsável pelo policiamento de todos os municípios da região Sul Fronteira de MS. Em 27 de agosto de 1990, a 3ª Companhia foi elevada à categoria de 4º Batalhão de Polícia Militar.

Veja também
plugins premium WordPress