Cadastro Artístico revela prévia do cenário cultural de Ponta Porã  

Ponta Porã prorrogou o Cadastro Artístico e Mapeamento Cultural, realizado de forma  conjunta entre o Conselho Municipal de Cultura e a Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã-FUNCESPP, sendo destinado a todos os artistas e trabalhadores de cultura do município de Ponta Porã. 

Inicialmente o cadastro artístico iria até o dia 30 de julho, porém em decisão conjunta entre FUNCESPP e Conselho Municipal de Cultura, os artistas, trabalhadores em cultura e espaços culturais poderão preencher o formulário até o próximo dia 15 de agosto de 2020.  

O Conselho Municipal de Cultura divulgou nesta sexta-feira (31), após 30 dias de  cadastro artístico e mapeamento cultural, uma prévia  com números e dados que ajudam a dimensionar  um pouco o atual cenário cultural de Ponta Porã. 

“O que podemos observar mediante o gráfico, é um bom panorama do nosso cenário artístico, principalmente em se tratando da questão da lei de auxílio emergencial. São números que nos ajudam a nortear as decisões das políticas públicas de cultura, mas sabemos que tem muitas informações a serem obtidas junto ao setor cultural” explicou Jhon Caetano. 

Para o diretor de Cultura da FUNCESPP, Eder Rubens as informações obtidas mediante o cadastro artístico, ajuda a entender quem são os artistas, quais os segmentos existentes, os espaços culturais disponíveis para que  o poder público  possa construir políticas públicas de cultura em conformidade com a realidade local, um município de fronteira, de forma alinhada com a sociedade civil. 

O cadastro artístico foi preenchido por 87 pessoas até o dia 30 de julho de 2020, sendo 70,8% do gênero masculino e 29,2% feminino; 54,2% possui emprego fora do setor artístico cultural contra 45,8% que informaram não possuir. 

Em relação a renda mensal aproximada, 10,7% disseram receber acima de 03 salários mínimos, 36% entre 02 a 03 salários mínimos e 53,3% recebem apenas 01 salário minimo.  

A maioria não participam de nenhum Programa Social, 95,8% disseram não participar e apenas 4,2% afirmaram participar. 

Outro dado significativo do cadastro foi a confirmação que 86,4% não possui registro profissional na área de atuação cultural, apenas 13,6% disseram ter registro profissional.  

O mapeamento cultural revelou ainda que 58,2% dos artistas possui mais de 10 anos de tempo de atuação, 19% de 05 a 10 anos, 15,2% de 01 a 03 anos de atuação e 7,6% de 03 a 05 anos de tempo de atuação. 

Nos segmentos culturais o cadastro artístico confirmou até o momento que 51,2% são do segmento de música, 12,5% do audiovisual, 10%  literatura, 9% Circo, 6,4% do teatro os demais divididos entre Artes Plásticas, Dança e Artesanato.                 

O Mapeamento Cultural teve inicio no dia 01 de julho e segue até o próximo dia 15 de agosto de 2020. O link com o respectivo formulário esta disponível  nas páginas de FACEBOOK Fundação de Cultura e Esporte-FUNCESPP  e Conselho Municipal de Cultural. Os interessados poderão obter maiores informações pelo telefone (67) 3431-5675 de 07h30 ás 11h30.     

Você é artista e ou trabalhador em Cultura, ou possui espaço cultural? click aqui e cadastre se: https://forms.gle/H5gUoEpbiTMi1SQh9 

Ponta Porã