Grupo teatral de Dourados estreia espetáculo com entrada gratuita em Ponta Porã

Grupo teatral de Dourados estreia espetáculo com entrada gratuita em Ponta Porã

Nesse domingo, dia 24 de setembro, às 17h, o grupo Orendive Teatro Intercultural, de Dourados/MS, estreia o espetáculo “Era uma vez en la fronteira selvagem”, no teatro da Praça de Esporte e Cultura Eduardo Gaúna, no Bairro Ipê 2, em Ponta Porã/MS, com entrada gratuita. O espetáculo terá interpretação em LIBRAS.

Com direção de Karla Neves e trilha sonora original composta por Markus Chaves, a peça é ambientada no quintal de Haie e de sua mãe, onde, em volta de uma fogueira, vão surgindo histórias, evocando animais da nossa fauna e do imaginário, tais como: tamanduá, mandorová, borboleta, sapo de all star e macacos voadores. O elenco é formado por cinco artistas, sendo um deles Odulio Gonçalves, ator e professor de teatro de Ponta Porã formado no Curso de Artes Cênicas da UFGD. O processo de criação do grupo buscou também trazer um pouco das memórias e vivências de cada artista para a composição das cenas.

O trabalho é adaptado da obra literária de mesmo nome do escritor Douglas Diegues, o qual traz para a literatura a sua vivência em Ponta Porã, na proximidade da fronteira com Pedro Juan Caballero, expressando-se em uma linguagem poética híbrida, autodenominada “portunhol selvagem”. Na adaptação dramatúrgica do grupo de Dourados, o hibridismo linguístico ganha um toque acentuado do idioma kaiowá, a partir das vivências de fronteira em Dourados entre o espaço urbano e o espaço da Reserva Indígena.

Orendive (em kaiowá: nós juntos) Teatro Intercultural surgiu em Dourados em 2017 a partir da criação do espetáculo/performance Jaity Muro (em kaiowá: derrubar muro). “Era uma vez en la fronteira selvagem” é o segundo espetáculo do grupo, e tem o patrocínio do FIC – Fundo de Investimentos Culturais do estado de Mato Grosso do Sul, além do apoio da Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Cultura e Lazer de Ponta Porã.

Serviço:

Espetáculo teatral Era uma vez en la fronteira selvagem

Data: Domingo, dia 24/09/2023

Horário: 17h

Local: Praça de Esporte e Cultura Eduardo Gaúna – Rua Moacir Augusto Brandão Derzi, nº 70, bairro Ipê 2 – Ponta Porã/MS

Classificação Livre

Entrada gratuita, sujeita à lotação do espaço. Ingressos serão distribuídos meia hora antes da sessão.

Sinopse

Em volta de uma fogueira, no quintal de Haie e de sua mãe, surgem histórias da fronteira… tamanduá, macaco voador, formiga, sapo, mandorová, borboleta e cachorro… na mistura das línguas guarani kaiowá, espanhol e português, entrecruzam espaços, ruas, costumes, sabores, memórias e vivências. Com dramaturgia adaptada da obra homônima do escritor Douglas Diegues, o espetáculo é o segundo trabalho do grupo Orendive Teatro Intercultural, criado em 2017 em Dourados/MS.

Equipe

Direção: Karla Neves

Elenco: Guilherme Godoy, Jadi Ribeiro, Maria Serafim, Odulio Gonçalves e Rossandra Cabreira

Interpretação em LIBRAS: Laryssa Durigon

Texto Original: Douglas Diegues

Adaptação dramatúrgica: Júnia Pereira

Preparação Corporal: Denise Ortiz

Trilha Sonora Original, Preparação Vocal e Musical: Markus Chaves

Cenografia: Gil Esper e Raique Moura

Figurinista: Áurea Eu

Produção de Figurino: DESORDEM LAB

Assistente de corte e costura: Cida Moreira

Maquiagem: Karla Neves

Iluminação: Gil Esper, Natali Portela e Rodrigo Bento

Arte Gráfica: Camila Faca

Filmagem e teaser: Albano Pimenta

Fotografia: Raique Moura

Produção Local: Letícia Gamarra (Ponta Porã)

Coordenação de Produção: Júnia Pereira

Realização: Orendive Teatro Intercultural

Mais informações: orendive.teatro@gmail.com

(67) 99320-6363 (Júnia Pereira)

+595 975 274072 (Letícia Gamarra)

A3DouradosPedro Juan CaballeroPonta Porã