Minicurso sobre o cinema de Chantal Akerman está com inscrições abertas

Nos dias 27, 28 e 29 de junho, às 19h, ocorrerá o minicurso sobre o cinema de Chantal Akerman, ministrado pelos professores doutores Luiz Fernando Medeiros de Carvalho (UFF) e Serge Margel (UNB). O evento será presencial no auditório da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) em Campo Grande.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas em: https://www.even3.com.br/corpouems/

No dia 27 será lançado o livro “Corpos alterados, corpos alienados”, escrito pelos ministrantes do minicurso.

Chantal Akerman (Bruxelas, 6 de junho de 1950 – Paris, 5 de outubro de 2015), foi uma diretora belga. Era também artista, atriz, roteirista, produtora e professora de cinema. Segundo a pesquisadora Gwendolyn Audrey, teve grande influência para o cinema feminista e Avant-Garde.[1] Seu filme mais conhecido é Jeanne Dielman (1975).

O evento é organizado pelos Cursos de Graduação e Pós-Graduação da área de Letras da Unidade de Campo Grande e pelo Grupo de Pesquisa Literatura, História e Sociedade, com apoio da Fundect.

Sobre os palestrantes

Serge Margel

Doutor em filosofia e estudos religiosos, Serge Margel é pesquisador do Fundo Nacional Suíço para Pesquisa Científica. Vivendo entre Genebra e Paris, foi professor assistente dos arquivos Husserl em Louvain, conferencista na École des Hautes Etudes en Sciences Sociales. Leciona filosofia na Universidade de Lausanne e na Escola de Arte e Design de Genebra. Atualmente é profesor convidado na UNB. Seu trabalho se concentra nas ligações entre filosofia, teologia, metafísica e no conceito de religião na história do Ocidente. Influenciado em particular por Jacques Derrida, Serge Margel tenta pensar os fundamentos e o futuro da metafísica no contexto do mundo de hoje e apesar das alienações que percorrem nossas sociedades e nossas culturas, sejam crenças, dominação econômica ou barbárie.

Luiz Fernando Medeiros de Carvalho

Graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1971), Mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1978) e Doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1986). Pós-Doutorado em Paris-I com Sarah Kofman(1987, na École des Hautes Études en Sciences Sociales, com Jacques Derrida (1987,1994 e 1997). Experiência na área de Letras e Filosofia, com ênfase em Literatura Brasileira e Teoria da Literatura. Temas de interesse e pesquisa::desconstrução, alteridade, poesia e narrativa contemporâneas, filosofia contemporânea, relações entre literatura, cinema e dramaturgia. Experiência na administração de curso de pós-graduação e graduação.

Veja também
plugins premium WordPress