Projeto de Restauro do Castelinho foi apresentado hoje no Simpósio de Educação Patrimonial

O Projeto de Restauro e ampliação do Castelinho de Ponta Porã foi apresentado nesta segunda-feira (17) durante o “X Simpósio Estadual de Educação Patrimonial e IV Seminário Municipal de Patrimônio Cultural” realizado pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo-Sectur.

O “Castelinho” como é conhecido um dos prédios mais famosos de Ponta Porã e tema de infinitos debates, tombado como patrimônio histórico pelo decreto 3.940, de 4 de Novembro de 1996. O projeto de restauração foi apresentado pela Arquiteta e Urbanista, Perla Larsen.

Conhecido como “Castelinho” por suas características arquitetônicas de fortificação, o edifício é um exemplo de arquitetura militar. Conforme informações da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, foi construído durante o governo de Mário Correia, sede em 1943 do governo do novo Território Federal de Ponta Porã, conforme o decreto lei de Getúlio Vargas.

Um antigo sonho de grande parte da população de Ponta Porã a restauração do local deverá criar um ambiente de convivência ao mesmo tempo que servira como marco da preservação histórica de uma região que teve grande influência no passado do município e um marco inicial para que novos projetos de preservação cultural sejam desenvolvidos, defendeu a arquiteta que representou o município no evento.

Veja também
plugins premium WordPress