Conta de luz fica mais cara 18,16% em Mato Grosso do Sul

A conta de luz ficará mais cara a partir do dia 16 de abril, em 74 municípios de Mato Grosso do Sul. O reajuste definido na manhã desta terça-feira (12), em reunião da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), será de 18,16%. O aumento passa a vigorar para os consumidores atendidos pela Energisa S.A.

Vale lembrar que, recentemente, o Governo Federal anunciou que o Brasil deixou a bandeira vermelha, e foi para a verde, o que em tese, deixaria a conta de luz mais barata aos consumidores.

Com o reajuste aprovado hoje, a indústria terá aumento de 18,81%, e as residências, 17,93%. Aos consumidores da área rural, será 25%.

Desta forma, Mato Grosso do Sul que ocupa a oitava posição de energia mais cara, passa para a terceira mais alta do país.

A aprovação foi dada durante a 12ª reunião pública ordinária da diretoria da Aneel. O reajuste deveria ter sido avaliado pela Aneel na reunião do dia 5 de abril, porém, a pedido da concessionária, a votação foi adiada para hoje.

Segundo a empresa, esse aumento se dá para “amenizar o impacto na conta de luz em virtude do término da bandeira de escassez hídrica, prevista para o fim deste mês”.

Nesta terça, durante a reunião, a presidente do Concen (Conselho de Consumidores da Área de Concessão da Energisa/MS), Rosimeire Costa, fez sustentação oral, na tentativa de reduzir o índice pedido pela concessionária.

O diretor da Aneel e relator do processo, Sandoval Feitosa, disse que muitos dos itens apontados na apresentação dependem de políticas públicas e que Aneel estará junto ao governo para “aprimoramentos necessários”.

Em seguida, o pedido de reajuste foi à votação, sendo aprovado por unanimidade pelos diretores que compuseram a mesa.

Veja também
plugins premium WordPress