Em Mato Grosso do Sul, 1 nova empresa foi aberta a cada hora em 2021

Em 2021, 9.273 empresas foram constituídas em Mato Grosso do Sul. Isso significa que, a cada hora, ao longo dos 12 meses do ano, um novo estabelecimento empresarial foi aberto no Estado. De acordo com a Jucems (Junta Comercial de Mato Grosso do Sul), trata-se de recorde para um exercício desde o ano de 2000, quando teve início a série histórica registrada pelo órgão vinculado à Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).

O resultado de 2021 é 17% superior ao registrado em 2020, recorde anterior, quando foram constituídas 7.903 novas empresas. Das 9.273 empresas constituídas em 2021 em Mato Grosso do Sul, 6.022 são do setor de serviços representando 65%, 2.840 do comércio que corresponde a 31%, e 411 da indústria perfazendo 4% das empresas.

“A evolução tecnológica implantada pelo Governo do Estado na Jucems a partir de 2015, alinhada com outros aprimoramentos importantes, como o advento e implementação da Lei de Liberdade Econômica, permitiu que, mesmo em momentos desfavoráveis aos empreendedores, em decorrência dos impactos da pandemia, registrássemos os dois melhores desempenhos na abertura de empresas no Mato Grosso do Sul nos anos de 2020 e 2021”, comenta o secretário Jaime Verruck, da Semagro.

De acordo com o presidente da Jucems, Augusto de Castro, outro aspecto a ser destacado é o fato de o órgão efetivamente atender a todos os 79 municípios sul-mato-grossenses. “Através dos escritórios regionais, a Jucems cobria 16 municípios do interior e Campo Grande. Com o sistema digital, todos os usuários são atendidos no local de instalação do seu negócio, sem a necessidade de deslocamentos e a presença física para acessar todos os serviços da Juntas Digital”, afirma.

Com a Jucems 100% Digital, os serviços estão disponibilizados 24 horas do dia, todos os dias da semana, ou seja, ao tempo que desejar o empreendedor pode protocolar seu processo de abertura de empresa, se utilizar o registro automático, em que documentos padrões do sistema são preenchidos, o CNPJ será gerado tão logo assine os documentos dentro do sistema da Jucems, e se utilizar o sistema inserindo documentos específicos, tão logo retome as atividades, o processo será analisado pelos servidores da Jucems.

A Jucems Digital é um projeto nacional do Sistema Sebrae, sendo que no Mato Grosso do Sul é realizado pela Semagro, em parceria com o Sebrae/MS e todos os órgãos integrantes dos processos de legalização de negócios, como os órgãos estaduais e municipais de tributação e licenciamentos.

Pax Primavera
Veja também

Ao continuar navegando nesse site, você concorda com o uso de cookies. Estou ciente Saiba mais