MS conquista status de Estado bom pagador e transparente

De todos os estados brasileiros, Mato Grosso do Sul é um dos poucos que esbanja equilíbrio financeiro, solidez fiscal e pontuação máxima no ranking da transparência e na capacidade de pagamento.

E é esse status que faz com que novos investidores e empreendimentos queiram vir pra cá, gerando cada vez mais novos empregos e mais renda para a população.

Mas para chegar até aqui foi preciso muito trabalho, muito planejamento. Eduardo Riedel, ex-secretário de Gestão Estratégica e hoje candidato ao Governo de Mato Grosso do Sul pela coligação Trabalhando por um Novo Futuro, lembra que quando Reinaldo Azambuja assumiu o Estado era letra D, último lugar no ranking.

De acordo com a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), MS é o único Estado entre as 27 Unidades da Federação a cumprir metas do equilíbrio orçamentário. Por isso foi classificado com a “Nota A” na avaliação de capacidade de pagamento (CAPAG). A classificação da capacidade de pagamento dos estados baseia-se em três indicadores: endividamento, poupança corrente e liquidez

Por outro lado, no aspecto da gestão fiscal, MS foi o único a cumprir as seis metas do Programa de Reestruturação e de Ajuste Fiscal (PAF) e a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Mato Grosso do Sul continua sendo o Estado brasileiro com maior investimento per capita em obras de infraestrutura. De janeiro a junho de 2022, foram investidos R$ 1 bilhão e 90 milhões, o que corresponde a R$ 445,08 por habitante, mais do que qualquer outro Estado.

Reinaldo Azambuja