Aulas 100% presenciais no Estado retornam na próxima segunda

A partir da próxima segunda-feira (4), a Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul retoma 100% as aulas presenciais, dando início ao 4º bimestre do ano-letivo 2021. Com isso, o sistema híbrido, ou seja, o revezamento de turmas a cada semana, deixa de existir.

O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira (29), pelo Governo do Estado, durante a live do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança na Economia).  

Segundo o secretário-adjunto de Estado de Educação, Edio Castro, que comanda a pasta durante as férias da titular, Maria Cecília Amendola da Motta, a volta de todos os alunos às salas de aulas se deve aos índices de vacinação contra a Covid-19 em MS, que passa dos 94,5%.

“Na reunião de segunda-feira, o secretário Geraldo Resende apresentou os números, 94,5% da população acima de 18 anos já foram vacinadas com a primeira dose, e 75% já foram vacinados com a segunda dose. Meu público é de 12 a 18 anos, e desse público 63% já foram vacinados”, afirmou.

Edio destacou ainda que com o retorno, será possível fazer a busca ativa daquelas pessoas que ainda não tomaram a primeira dose da vacina contra o Novo Coronavírus.

A reportagem relembra que desde 17 de março de 2020 as aulas aconteciam remotamente ou no sistema híbrido, como uma das medidas de biossegurança de prevenção ao contágio da Covid-19. 

“Temos um plano de retomada, um plano de recuperação para que esses alunos possam estar o mais breve possível no nível que deveriam estar”, disse o secretário-adjunto. 

Casos de Covid na rede estadual

Em 2 de agosto as aulas no sistema de revezamento de turmas começaram a valer no Estado e de lá para cá, foram confirmados 503 casos de Covid-19 na rede estadual. Atualmente, são 205 mil alunos e 25 mil trabalhadores.

Na avaliação de Edio, “não houve grandes problemas porque esses casos foram controlados de acordo com as normas de biossegurança”.

Ainda na live, o secretário disse que todos os alunos receberam ‘kit Covid-19’ com três máscaras, álcool em gel e garantiu que as escolas continuarão com as regras de biossegurança e que haverá respeito ao distanciamento social.

Veja também
plugins premium WordPress