Design de Interiores EAD incorpora proposta biofílica na UNIGRAN Decor

A proposta por trás da biofilia é conectar as pessoas com a natureza em um espaço que promova conforto e bem-estar. Por isso, o curso de Design de Interiores da UNIGRAN EAD empregou esse conceito arquitetônico ao preparar o Hall de Entrada e a Sala de Jogos da mostra Unigran Decor 2022.

Pioneira no país, a UNIGRAN Decor é um projeto acadêmico que estabelece parcerias entre os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores, e reúne professores, coordenadores e acadêmicos na reforma e decoração de uma residência na cidade de Dourados/MS. Buscando apresentar à comunidade as principais tendências do mercado, bem como inserir os acadêmicos na prática profissional.

Em sua quarta edição, a mostra escolheu uma residência ampla e repleta de memórias como cenário para receber um toque contemporâneo. Localizada na Vila Progresso, a casa teve sua estrutura original mantida, bem como seu piso de taco e alguns armários. Porém, cômodos como quartos, salas, banheiros, cozinha, lavanderia e jardins receberam novas pinturas, iluminação e mobiliários, somando 22 ambientes totalmente reestruturados.

O tema da UNIGRAN Decor 2022 é ‘ReViva’, fazendo referência às experiências vividas durante a pandemia de Covid-19 e as mudanças promovidas na relação com o lugar que denominamos de casa.

Mara Lima, coordenadora do curso Design de Interiores EAD, juntamente com o professor Alisson Raidan, foram os responsáveis por dirigir a montagem do Hall de entrada e da sala de jogos. Segundo Mara, a escolha do design biofílico para compor estes ambientes foi justamente pelos benefícios que esse conceito traz à tona. 

“O hall desempenha um papel importante, porque faz essa transição de fora para dentro. Então a biofilia tem essa capacidade de trazer o bem-estar causado pela natureza do jardim para dentro da residência”, destacou a coordenadora.

Já a antiga sala da lareira, um cômodo no coração da casa e com portas de acesso para 7 aposentos, foi transformado em um recinto propício para reunir a família e amigos em jogos coletivos, como sinuca e carteado. Nesse ambiente, os tons de verde do design biofílico e a iluminação sofisticada ajudam a reduzir o stress e estimular a criatividade.

A UNIGRAN Decor está localizada na rua Firmino Vieira de Matos, nº 1552 – Vila Progresso, e recebe visitantes de quarta-feira a domingo, das 16h às 22h, até o dia 03 de julho. A entrada é gratuita.

LIVE-TOUR

Para permitir que acadêmicos e profissionais da área que residem em outras localidades conheçam a exposição, o curso de Design de Interiores irá promover, no dia 28 de junho, uma live-tour pela casa da UNIGRAN Decor. A live será transmitida pelo perfil oficial da Unigran EAD no Instagram, com início às 19h (horário de Brasília).

Veja também