IFMS abre inscrições para cursos subsequentes e Proeja

Estão abertas as inscrições nos processos seletivos para ingresso em cursos técnicos subsequentes e técnicos integrados ao ensino médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos (Proeja), ofertados pelo IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) em quatro municípios.

As 240 vagas são para vagas ofertadas pelos campi Aquidauana, Coxim, Dourados e Jardim. Os cursos são presenciais.

O Edital nº 025/2022 abriu a seleção para ingresso em cursos técnicos subsequentes, sendo 40 vagas para Edificações, em Aquidauana; e 40 vagas para o curso de Marketing, oferecido em Dourados. Nesta modalidade, o interessado deve ter o ensino médio completo até a data da matrícula.

Já o processo seletivo dos cursos Proeja é regido pelo Edital nº 026/2022. Foram abertas 160 vagas, sendo 40 para cada curso: Administração (Aquidauana), Manutenção e Suporte em Informática (Coxim), Edificações e Informática para Internet (Jardim). O candidato deve ter concluído o ensino fundamental e ter 18 anos completos.

Os candidatos são responsáveis por verificar todas as etapas dos editais, publicados na Central de Seleção do IFMS.

Inscrições

Deverão ser feitas pela Página do Candidato da Central de Seleção, até o dia 6 de junho.

Caso o candidato não tenha acesso à internet, poderá solicitar atendimento na sede do campus de oferta do curso, onde será orientado a realizar presencialmente a inscrição.

No ato da inscrição, é preciso informar dados pessoais, curso e turno escolhido e, ainda, se irá concorrer pelas vagas ofertadas em ampla concorrência ou por ações afirmativas (cotas).

Ao final da inscrição, o candidato receberá um e-mail de confirmação no endereço eletrônico cadastrado.

Ações afirmativas (cotas) – Metade das vagas é reservada a candidatos que estudaram em escola pública. Desse total, há cotas para aqueles que comprovarem renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas, e a pessoas com deficiência.

Os cotistas aprovados nos processos seletivos deverão comprovar essa condição no ato da matrícula, caso contrário perderão a vaga e serão reclassificados em lista de espera.

Os candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas deverão passar por uma banca de heteroidentificação, para constatação da veracidade da autodeclaração.

Seleção

Será feita por sorteio eletrônico, previsto para 14 de junho. No dia 10, o IFMS divulgará a relação das inscrições homologadas e número de cada candidato para o sorteio.

As classificações preliminar e final do sorteio serão publicadas, respectivamente, nos dias 15 e 22 de junho.

No dia seguinte, 23, será publicada a convocação para banca de heteroidentificação dos candidatos autodeclarados pretos ou pardos.

O resultado final e a convocação da primeira chamada, em ambos editais, estão previstos para 7 de julho.

As aulas começam no dia 25 de julho, quando terá início o segundo semestre letivo.

Veja também
plugins premium WordPress