Atletas de MS vão a Goiânia disputar a Copa Regional Centro-Oeste de Taekwondo

A Copa Regional Centro-Oeste de Taekwondo 2021, em Goiânia (GO), terá a presença de Mato Grosso do Sul. A delegação estadual embarca nesta sexta-feira (7), às 22h, rumo à capital goiana. As disputas acontecerão no Ginásio Rio Vermelho, no sábado (9), e domingo (10).

A seleção sul-mato-grossense é formada por 16 atletas (sete no feminino e nove no masculino) e três técnicos, da Equipe Fábio Costa e Academia Campeã Soninha Carvalho, de Campo Grande, e Associação Três-Lagoense de Taekwondo, de Três Lagoas.

O evento em Goiânia servirá como seletiva regional nas categorias juvenil e adulto (faixas-pretas), em que os campeões se classificam diretamente para o Grand Slam 2022, competição que define a seleção brasileira da modalidade. A Copa contará com a participação de faixas coloridas e pretas também nas classes cadete, juvenil, sub-21, adulto e máster. Além do taekwondo convencional, haverá disputas de parataekwondo e poomsae (conjunto sequencial de movimentos fundamentais variados da arte marcial).

O presidente da Federação de Taekwondo de Mato Grosso do Sul (FTkdMS) e um dos técnicos da delegação, Fábio Costa, destaca que este é o primeiro torneio brasileiro que o estado participa desde o início da pandemia da Covid-19. “É fantástico voltar a competir nacionalmente. Já batia uma ansiedade enorme e a falta desses eventos fez até com que muitos atletas desistissem, mas alguns permaneceram até agora e mostraram muita garra por estarem quase dois anos treinando mesmo sem competições. Estamos muito ansiosos para retornar e buscar as vagas que sempre buscamos”.

Mato Grosso do Sul é um dos celeiros da arte marcial coreana no país e sempre retorna de competições nacionais com resultados expressivos. Para Costa, a expectativa por um bom desempenho na Copa Regional é alta. “Espero sempre o melhor possível. Temos feito um trabalho muito intenso com os atletas. Alguns vão participar pela primeira vez e não sei como vai ser, devido à inexperiência em competições fora do estado. Em questão de trabalho, está todo mundo fazendo o que deve fazer. A expectativa é a melhor possível”.

Veja também