Covid cancela tradicional evento esportivo da fronteira

Ponta Porã cidade com 93 mil habitantes, fronteira seca com Paraguai, também teve sua rotina de eventos alterada em virtude da pandemia causada pelo novo coronavírus COVID-19 que atingiu todo mundo desde março de 2020.

Na fronteira diversos eventos esportivos e culturais previstos no calendário municipal foram suspensos ou adiados seguindo as orientações dos protocolos sanitários elaborado pelo comitê municipal de combate a COVID-19.

Um dos mais tradicionais eventos esportivos de final de ano, o jogo Saia e Paletó que acontece anualmente no mês de dezembro de forma ininterrupta há 26 anos promovido pela Sociedade Esportiva Vila Áurea, realizado em um dos bairros mais populares de Ponta Porã foi suspenso seguindo as determinações da Secretaria Municipal de Saúde.

Conforme nota emitida pela organização do tradicional Saia e Paletó, para reduzir o risco de contaminações pelo coronavírus, a Secretaria Municipal de Saúde não aprovou o pedido de realização da 26 edição do Jogo Saia e Paletó que faz parte do calendário de eventos da Prefeitura de Ponta Porã e ocorre no mês de dezembro de cada ano.

De acordo com documento encaminhado pela Secretaria Municipal de Saúde á Sociedade Esportiva Vila Áurea entidade que havia solicitado autorização para realização do evento, o pedido foi indeferido seguindo também a recomendação da 1 Promotoria da Justiça da Comarca de Ponta Porã, dada a situação de emergência em saúde pública e a relevância das medidas recomendadas para prevenção e contenção do contágio do Coronavírus.

A decisão de cancelar a atividade esportiva este ano levou em consideração também o Decreto 8.593, de 09 de setembro de 2020, em seu Art6, que veda expressamente as concessões de licença ou alvará para realização de eventos privados, bem como a realização de festas comemorativas e recreativas em locais públicos e privados no território do município de Ponta Porã, em determinadas circunstâncias que pode comprometer a saúde pública da população.

Desta forma excepcionalmente em 2020, por conta da pandemia, está suspenso o Jogo Saia e Paletó que de forma divertida, descontraída e harmoniosa reúne amigos de diversas regiões do município se transformando em uma grande confraternização de final de ano.

Ponta Porã