JUBs Praia 2022: Amanda Leal garante primeira medalha para MS

Foi no beach wrestling (luta de praia) que Mato Grosso do Sul conquistou, no domingo (1°), a primeira medalha nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) de Praia 2022. E foi de ouro: Amanda Lima Leal dominou as disputas e não encontrou dificuldades. O evento, que teve início no dia 29 de abril, é realizado na Praia de Canoa Quebrada, em Aracati (CE), e vai até terça-feira (3). A delegação sul-mato-grossense é apoiada pelo Governo do Estado, por intermédio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte).

O wrestling de Mato Grosso do Sul é uma das potências do país e Amanda intensificou nos últimos meses sua preparação para disputar pela primeira vez a versão de areia da modalidade. Para ser campeã, a atleta de 21 anos deixou para trás adversárias de quatro instituições: UniFatecie (ES), UFS (SE), Universidade Nilton Lins (AM) e Unifor (CE).

Além do ouro no terceiro dos JUBs Praia 2022, Mato Grosso do Sul assegurou vagas na fase “mata-mata”, que começam nesta segunda-feira (2). Raissa Freitas e Naiady Ortega, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), estão na semifinal do beach tennis feminino, e vão encarar a equipe da Universidade Nilton Lins. Na mesma modalidade, a dupla masculina Guilherme Chinem/João Augusto Andrade, da Unigran Capital, também está na semifinal, após ganhar todos os três jogos da fase classificatória. O confronto será diante da Unifor (CE).

No vôlei de praia masculino, Carlos Eduardo Vidal e Anthony Cáceres venceram os dois compromissos pela etapa classificatória, alcançando a primeira colocação da chave. A dupla da Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande (FESCG) enfrenta a PUC (RJ), nesta segunda-feira (2), pelas quartas de final. O basquete masculino da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) também segue firme e está nas quartas de final. O adversário será a Universidade Federal de Santa Maria (RS).

A delegação do Estado, composta por 43 atletas, é coordenada pela Federação Universitária de Esportes de Mato Grosso do Sul (FUEMS), disputa sete modalidades: basquete 3×3, beach hand, beach tennis, beach wrestling, cross training, vôlei de praia e vôlei 4×4 misto. O evento, organizado pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), ainda tem beach soccer, futevôlei e futmesa.

Participam dos JUBs Praia 2022 estudantes-atletas de cinco instituições de ensino superior (IES) do estado: Centro Universitário da Grande Dourados – Polo Campo Grande (Unigran Capital), Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande (FESCG), Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Beach tennis feminino

Unifor (CE) 6 x 0 UFMS (MS)

Beach tennis masculino

UFAM (AM) 1 x 6 Unigran Capital (MS)

Beach hand masculino

UNIESP (PB) 2 x 0 Unigran Capital (MS) – Parciais de 15×20 e 25×8

Vôlei de praia masculino

FESCG (MS) 2 x 0 UNEB (BA) – Parciais de 21×13 e 21×9

Vôlei 4×4 misto

Unifor (CE) 2 x 0 UFGD (MS) – Parciais de 21×11 e 21×8

Basquete 3×3 feminino

Uninassau (PE) 14 x 4 Unigran Capital (MS) – Quartas de final

Basquete 3×3 masculino

UFGD (MS) 12 x 4 UFERSA (RN)

Beach wrestling

Amanda Lima Leal (FESCG) foi campeã na categoria até 60 kg

Cross training

Dandara Macedo Fagundes (UCDB) terminou em quinto lugar na classificação geral, na disputa individual feminina

Confira as disputas desta segunda-feira (2), quarto dia de competição:

Beach tennis feminino

Universidade Nilton Lins (AM) x UFMS (MS) – Semifinal

Beach tennis masculino

Unigran Capital (MS) x Unifor (CE) – Semifinal

Vôlei de praia masculino

FESCG (MS) x PUC (RJ) – Quartas de final

Basquete 3×3 masculino

UFGD (MS) x UFG (GO) – Quartas de final

Cross training

Iohan Macedo e Dandara Macedo (UCDB) vão para a disputa de duplas mistas, em três WODs, a partir das 8h30

Veja também