Depois da pandemia, cultura de Ponta Porã “ferve”

Eder Rubens

Com retorno gradativo das atividades em virtude da vacinação em massa no Mato Grosso do Sul, após um longo período de distanciamento social provocado pela Pandemia da COVID-19 que atingiu todo planeta, o feriado prolongado da Proclamação da República confirmou o anseio da população em retornar as atividades normais.

Ponta Porã cidade que faz fronteira com Paraguai, que alcançou a significativa marca de 90% da população imunizada, tendo no Turismo de Compras seu principal atrativo, foi palco de vários eventos neste período que movimentou o setor de entretenimento atraindo muita gente para Princesinha dos Ervais.

Os eventos que ocorreram de forma simultânea consolidou o chamado Turismo de Eventos em Ponta Porã, aquecendo a economia local, lotando os leitos disponíveis na rede hoteleira, bares e restaurantes.

Tudo ao mesmo tempo agora

Fazendo jus ao refrão da canção da banda Titãs, Ponta Porã vivenciou uma experiência digna das grandes cidades em desenvolvimento, com quatro grandes eventos que atraiu bom público em suas programações.

Na sexta-feira (12) teve início o FICA-Festival de Inovação Cultua e Arte no Parque dos Ervais, com a presença de diversas autoridades do Estado e uma programação repleta de excelentes artistas do segmento musical que se apresentaram no palco Integração na grande tenda montada no Parque dos Ervais.

O evento com realização da Prefeitura de Ponta Porã e total apoio do Governo de Mato Grosso do Sul e Fundação de Cultura de MS, seguiu até domingo (14), reunindo ainda Exposição de Carros Antigos, Praça de Alimentação, apresentações culturais, curso de cerveja artesanal e rodas de conhecimento.

De forma integrada ocorreu a Terceira edição do Festival Internacional de Cerveja Artesanal com participação das principais micro cervejarias de Mato Grosso do Sul e Gobernacion de Amambay (PY)

Neste período aconteceu o 42 Encontro de Laçadores de Mato Grosso do Sul no Clube do Laço Lino do Amaral Cardinal que atraiu participantes do estado, com organização da Federação dos Laçadores de Mato Grosso do Sul.

No sábado aconteceu o 18 Aniversário do Renegados Moto Clube que comemorou a data no espaço de estacionamento do Parque dos Ervais com a presença de diversos moto clubes de todo país, que prestigiaram o evento do Renegados responsável pela organização de um dos eventos mais impactantes ocorridos nos últimos anos na fronteira, o Motorcycle.

E a Associação Comercial e Empresarial de Ponta Porã realizou de sábado (130 a domingo (14 ), mais uma edição do Porã MIX, integrando o setor lojista e empresarial de Ponta Porã na feira de descontos no Parque dos Ervais.

Assim Ponta Porã retornou as atividades presenciais de forma planejada, impulsionando o setor de turismo e aquecendo a economia da fronteira.

Fronteira Cultural Ponta Porã em festa.(Foto: Divulgação)
Ponta Porã