Chuva extermina últimos focos de incêndio no Cerro Corá

A chuva que caiu nesta quinta-feira(26) em toda a região de fronteira ajudou a apagar os últimos focos do incêndio que destruiu mais de 70 por cento do Parque Nacional de Cerro Corá entre as cidades de Pedro Juan Caballero e Yby Jaú. As chamas atingiram também Lorito Picada e até o Chiriguelo a cerca de 20 quilômetros de Ponta Porã.

Por mais de uma semana homens e mulheres do Corpo de Bombeiros Voluntários do Departamento de Amambay, de outros departamentos e voluntários lutaram contra as chamas que consumiram a vegetação nativa, pastagens e plantações, matando centenas de animais silvestres, ovinos, bovinos e outros animais na região.

De acordo dados meteorológicos a precipitação foi de cerca de 10 milimetros, mas o suficiente para apagar as últimas chamas que avançavam em várias regiões, inclusive no Chaco paraguaio.

Durante o trabalho de combate ao incêndio florestal os bombeiros e voluntários receberam a ajuda da população fronteiriça com a doação de água, hidratantes, gomas de mascas e balas, colírios e até combustíveis, além de alimentação e a Universidade Central do Paraguai (UCP) disponibilizou três unidades móveis de resgate e equipes de urgência e emergência que fizeram centenas de atendimentos médicos.

Neste final de semana os bombeiros devem fazer um rescaldo e uma avaliação do total destruído e a esperança é que a chuva continue pelos próximos dias para evitar novos focos e o reinicio das chamas em alguns locais que ainda estão muitos secos devido aos mais de 50 dias sem chuva.

Foram mais de 90 mil focos de incêndio registrados no Paraguai este ano.(Foto:Ultima Hora)
Veja também
plugins premium WordPress