Mais de 18 toneladas de maconha são apreendidas na fronteira com o Mato Grosso do Sul

Mais de 18 toneladas de maconha são apreendidas na fronteira com o Mato Grosso do Sul

Agentes Especiais do Departamento Regional da Secretaria Nacional Antidrogas (SENAD), em coordenação com a Unidade Especializada de Combate ao Narcotráfico do Ministério Público do Paraguai, realizaram na madrugada desta quarta-feira (4),dois mandados de busca simultâneos na localidade de Cristino Potrero, distrito de Capitán Bado, no departamento de Amambay, ao lado de Coronel Sapucaia.

As operações resultaram no desmantelamento de importantes centros logísticos utilizados por uma organização criminosa para o processamento e armazenamento de grandes volumes de maconha que seriam enviados para o Brasil.

Os locais faziam parte ativa da cadeia de produção de drogas destinadas ao tráfico regional e internacional. Durante os procedimentos, foram destruídos e incinerados um total de 18 toneladas e 400 quilos de maconha picada, a maior parte embalada em sacos de 20 quilos.

Também foram apreendidos diversos materiais logísticos pertencentes à organização criminosa, entre eles:1 caminhonete Chevrolet S10, 1 caminhão Ford F4000, 1 automóvel, 3 motocicletas, 1 telefone celular, 1 rifle calibre .22 com 10 munições.

De acordo com a SENAD, as estruturas não apenas serviam para armazenar o entorpecente, mas também funcionavam como centros artesanais de processamento, como ficou evidenciado pela grande quantidade de prensas e os volumes de maconha dispostos sobre lonas para secagem.

As autoridades paraguaias não informaram se houve alguma pessoa presa na operação.

A2