Operação no Paraguai termina com a destruição de quase 500 toneladas de maconha

Após 10 dias de incursões permanentes na Reserva Natural de Morombí, na fronteira entre os departamentos de Caaguazú e Canindeyú, culminou a Operação Caaguazú – Canindeyú II, que buscava atacar centros de produção de drogas estabelecidos por estruturas de narcotráfico no interior do país.

Florestas protegidas

O SENAD, o Ministério Público, a Força Aérea, o INFONA e a Comissão de Prevenção, que lutam contra o narcotráfico e os delitos, realizaram intervenções aéreas e terrestres que permitiram a identificação e destruição de pelo menos 155 Hectares de plantações de maconha e 49 campos que Narcoprodutores prepararam com toda a logística para o processamento de grandes volumes de maconha.

Da mesma forma, 11 mil 830 quilos de maconha picada, 36 prensas, 5 quilos de maconha prensada e 165 quilos de sementes de drogas foram encontrados e cremados. As ações foram acompanhadas pelo promotor Osvaldo García.

De acordo com cálculos estimados, com todas as ações mencionadas nessa operação, pelo menos 476 mil 830 quilos de maconha pronta para comércio foram interceptados e destruídos. Os narcoprodutores e traficantes tiveram um prejuízo estimado em mais de 14 milhões de dólares.

Esse tipo de operação busca desencorajar a entrada contínua de estruturas criminosas nas reservas naturais, destruindo floresta para a produção de drogas.

Veja também
plugins premium WordPress