PF deflagra a Operação Aversa, contra o tráfico de drogas

Acontece nesta segunda-feira (9), em Mato Grosso do Sul e São Paulo, a Operação Aversa, da Polícia Federal, que tem como alvo, uma quadrilha que construía carretas para o transporte de cocaína.

Segundo a PF, a ação cumpre 13 mandados de prisão preventiva e 20 de busca e apreensão em Corumbá e Campo Grande. Já no Estado de São Paulo, as cidades alvo são Guarulhos, Presidente Prudente, Martinópolis, Regente Feijó e Bauru.

Entre os alvos das preventivas estão os principais líderes e financiadores do esquema.

Ainda de acordo com a Polícia Federal, a organização criminosa embarcava o entorpecente em Corumbá com direção ao Estado vizinho. A operação era realizada em veículos longos, e o grupo adquiria semirreboques e os reconstruía inserindo vãos próximos aos chassis onde a droga era acomodada.

“As alterações eram tão profundas que exigiam a ‘remontagem’ dos veículos, com uso de mão-de-obra especializada”, afirma nota da Polícia Federal.

Operação Aversa

Aversa é uma localidade italiana conhecida pela produção de um tipo específico de queijo, cujo nome é o mesmo da alcunha de um dos principais investigados na operação.

Os presos serão conduzidos à Delegacia da Polícia Federal de Corumbá e, após os procedimentos legais, encaminhados ao presídio local, onde permanecerão à disposição da Justiça.

As investigações tiveram início no final de 2019, quando mais de meia tonelada de cocaína foi apreendida e dois motoristas acabaram presos.

Campo GrandePolícia FederalTráfico de drogas