Polícia apreende adolescentes acusados de latrocínio na fronteira

A Polícia Civil através da Delegacia de Polícia de Itaquiraí, foi informada do desaparecimento de um idoso de 68 anos, morador no Assentamento Santa Rosa no município. Policiais foram acionados pela filha da vítima e com as informações colhidas inicialmente, se suspeitou da ocorrência de um latrocínio, já que havia informações de que um adolescente, que seria enteado da vítima e estaria armado em sua residência, acompanhado de outros adolescentes.

Com as informações, a equipe policial iniciou buscas aos adolescentes, acabando por localizar um de 16 e outro de 17 anos, que seriam residentes do Assentamento onde ocorrera os fatos. Durante as entrevistas preliminares, os adolescentes confessaram que haviam roubado do idoso sua caminhonete, uma motocicleta, um revólver e que teriam ainda efetuados disparos de arma de fogo contra a vítima, que morreu na hora. No local, foi recuperada a motocicleta e alguns dos pertences pessoais da vítima.

Durante a investigação, os policiais foram surpreendidos pela resistência do tio de um dos adolescentes, que armado com um facão, investiu contra um policial civil. O policial se afastou e atacado, entrou em luta corporal com o homem, que desferiu golpes contra o policial que se defendia e tentava acessar sua arma de fogo, tendo o armamento caído ao solo.

Diante da situação, para a defesa do policial civil, foram efetuados disparos contra o homem, o suficiente apenas para conter seu ataque contra a equipe policial. Imediatamente socorrido ele foi levado ao hospital e permanece internado.

Crime bárbaro

Com a confirmação da ocorrência do latrocínio, policiais da DP de Itaquiraí, coordenados pelo delegado na cidade, apurou que após a execução, os adolescentes teriam ocultado o cadáver do idoso, jogando o corpo em um rio. Também foi apurada a participação de outros adolescentes no crime, sendo que um deles teria permanecido com a caminhonete Toyota Hilux roubada da vítima e viajado para Campo Grande.

DRACCO no caso

Foi então acionada a equipe do Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado – DRACCO, que iniciou diligências para a localização do adolescente. Ainda foi levantada a informação de que o adolescente estaria acompanhado de uma criança de onze anos de idade, cuja mãe comunicou o desaparecimento.

Equipes do DRACCO efetuaram diligências para a localização do adolescente e da criança, sobretudo, por conta da informação do desaparecimento da criança e de que o adolescente ainda estaria em poder de arma de fogo. Em um dos endereços levantados, foi localizada a caminhonete Toyota Hilux, estacionada em frente a uma residência de familiar do adolescente.

A equipe policial, ao se aproximar, percebeu silhueta semelhante a uma pessoa escondida no banco traseiro do veículo. Realizado, então, o cerco do veículo, sendo apreendido o adolescente de 16 anos que confessou a participação no roubo do veículo, além de indicar também a localização de um revólver calibre 38, roubado da vítima.

A criança também estava no interior da caminhonete e contou que teria fugido, acompanhada do adolescente, com quem mantinha relacionamento amoroso. No local, ainda foram encontrados objetos pessoais, como talões de cheque da vítima, que foram jogados em uma lixeira. Equipes da Coordenadoria Geral de Perícias foram acionadas para o atendimento dos fatos, tanto de local como para o luminol, que restou positivo.

Na sequência das ações para o completo esclarecimento do crime, foi apurado que um dos adolescentes, que seria enteado da vítima, teria informações acerca dos pertences e rotinas e junto de outros três adolescentes decidiram praticar a sequência de crimes.

Eles teriam pegado emprestada uma arma de fogo, tipo carabina, calibre 22, com o pretexto de caçar, quando na verdade, já tinham acertado que iriam cometer o crime contra o idoso. Ao serem atendidos pela vítima na residência, ainda conversaram com eles, quando em um momento, de forma inesperada, o adolescente de 16 apreendido em Campo Grande, atirou contra o peito da vítima. Com o idoso já no chão, o adolescente atirou mais novamente, desta vez na nuca da vítima.

Após a execução, roubaram a caminhonete, uma motocicleta, além de objetos pessoais, inclusive, um revólver, calibre 38. Para dificultar a descoberta do caso, os adolescentes decidiram, então, se livrar do corpo da vítima o colocando na carroceria da caminhonete e seguido para um rio da região, onde “desovaram” o cadáver.

Até o momento, o cadáver ainda não foi localizado e equipes continuam em buscas. Com a ocultação do cadáver, o grupo de adolescentes, acreditando que não seriam descobertos, tentou vender a caminhonete, tendo viajado a algumas cidades da região, oferecendo o veículo por R$ 50. Após não conseguir a venda, um dos adolescentes teria decidido fugir para Campo Grande, tendo antes, convencido uma “namorada”, criança de onze anos de idade, a acompanhá-lo.

Foram apreendidos dois adolescentes, um de 16 e outro de 17 anos, os quais foram autuados em flagrante pela DP de Itaquiraí. Enquanto, em Campo Grande, a equipe do DRACCO realizou a apreensão do adolescente de 16 anos, apresentando-o a delegacia especializada para os procedimentos de polícia judiciária.

De acordo com a delegada Ana Cláudia Medina, diretora do DRACCO, a Polícia Civil obteve sucesso em oferecer uma resposta imediata a um crime extremamente grave, em que os autores, apesar de adolescentes, demonstram bastante frieza e crueldade na forma de execução, bem como, não demonstram qualquer arrependimento, confessando com clareza os fatos premeditados.

A investigação para a localização do outro adolescente que teria participado do fato permanece pela Polícia Civil, bem como todos os esforços também para a localização da vítima fatal.

DP de Itaquiraí e DRACCO esclarecem crime bárbaro cometido por adolescentes.(Foto: Divulgação)
Campo GrandePolícia Civil