PRF descobre superfaturamento em licitação e PF faz Operação TNT

Nesta quinta-feira (4) foram cumpridos cinco Mandados de Busca e Apreensão com o intuito de apurar suposta fraude em licitação e possível crime contra a economia popular em cotação eletrônica efetuada pela Polícia Rodoviária Federal de Mato Grosso do Sul. Percebendo preços muito acima do mercado oferecidos pelas empresas participantes do certame, a PRF informou à Polícia Federal que assumiu as investigações.

O pregão é destinado à aquisição de materiais de higienização e prevenção à COVID-19, sendo que as empresas que se habilitaram são de São Paulo. Minas gerais e Rio de Janeiro. A PRF pretendia adquirir 100.000 unidades de máscaras cirúrgicas com características específicas. Porém, com o resultado da classificação dos fornecedores, cinco empresas apresentaram preços aparentemente abusivos se comparados com o valor de referência. Máscaras que eram comercializadas por R$ 0,12 centavos a unidade, foram oferecidas por até R$ 20 a unidade.

A operação, denominada TNT em referência ao tipo das máscaras, contou com a participação de cerca de vinte policiais e os mandados foram expedidos pela 3º Vara Federal de Campo Grande, através de Inquérito Policial instaurado pela Superintendência Regional da Polícia Federal de Mato Grosso do Sul.

Campo GrandePolícia FederalPolícia Rodoviária Federal