Traficante que enviava cocaína para a Europa é preso no Paraguai

Fernando Enrique Balbuena Acuña conhecido como Riki ou Herrero foi preso na manhã deste domingo (9) durante a Operação Navis da Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai em Eusébio Ayala, Cordillera, Luque, Fernando de La Mora e San Lorenzo na regional metropolitana de Assunção. Riki é acusado de chefiar um esquema de envio de centenas de toneladas de cocaína para a Europa.

Riki é acusado de chefiar o envio de cocaína para a Europa.(Foto: SENAD)

O esquema usado por Riki usava a hidrovia Paraguai / Paraná, saindo do Atlântico e daí para os principais portos da Europa. A droga era armazena propriedade do traficante em Cordillera e depois despachada em containeres.

Durante a operação de hoje mais de uma tonelada de cocaína foi apreendida em uma fazenda em Eusébio Ayala que estava sendo preparada para seguir para o “velho continente”. Um ucraniano Viktor Melnyk de 49 anos que seria uma espécie de conexão com a Europa foi preso em flagrante.

De acordo com a SENAD com a prisão de Riki e de outros membros da quadrilha chefiada por ele demandou mais de sete meses de operação, período em que foram apreendidas grandes quantidades de droga.

Além da droga foram apreendidos carros de luxo, dólares, euros e guarani, cujo valor está sendo contabilizado. Ainda neste domingo as autoridades responsáveis pela Operação Navis devem dar mais detalhes das apreensões e da prisão dos acusados de tráfico internacional de droga.

O ucraniano foi preso durante a Operação Navis.(Foto: Divulgação)
Veja também
plugins premium WordPress