Candinho Gabínio pede Guarda Municipal na escola Jardim Ivone e projeto social para Itamarati

O vereador Candinho Gabínio, apresentou na sessão ordinária de 14 de setembro, na Cãmara municipal de Ponta Porã, indicação em que pede à prefeitura, que seja providenciada em caráter de urgência, a presença da Guarda Municipal, em horários de entrada e saída dos alunos em frente à Escola Polo Municipal Jardim Ivone.

Segundo ele, “a rua Galileu Galilei acaba de receber o asfalto do Contorno Viário Norte. E esta concretização do Anel Viário é sonho antigo de todos os moradores da fronteira, sendo uma das obras mais aguardadas pela população Pontaporanense. Porém, com a chegada do nosso asfalto, o tráfego de veículos, principalmente de caminhões tem sido intenso, o que tem trazido muita preocupação aos moradores locais, visto que naquela mesma via fica localizada uma escola que atende crianças e jovens da comunidade. Com o grande fluxo de veículos os riscos e perigos de acidentes também tem aumentado, o que tem gerado muita preocupação aos pais dos estudantes. Diante disto, solicito a presença da Guarda Civil Municipal em horários de entrada e saída dos alunos em frente à Escola Polo Municipal Jardim Ivone de modo a amenizar os riscos de acidentes”, argumentou o parlamentar.

O documento foi endereçado ao prefeito Hélio Peluffo, e ao secretário municipal de Segurança Pública e Trânsito, Marcelino Nunes de Oliveira.

Mãos Que Fazem

O vereador também apresentou indicação solicitando uma extensão dos cursos do projeto ‘Mãos que Fazem’ do Fundo de Apoio à Comunidade (FAC), no distrito Nova Itamarati.

Segundo ele, “todo país busca garantir que à sua população tenha condições justas de sobrevivência. Por isto, é importante oferecer inúmeras possibilidades de trabalho, de modo que a vida financeira de cada cidadão evolua com dignidade. Diante disto, a união de esforços para que as comunidades sejam favorecidas é primordial”.

O vereador afirmou ainda que “o Projeto ‘Mãos que Fazem’ do FAC é um importante programa de cursos profissionalizantes desenvolvido em trabalho conjunto com a Prefeitura Municipal e coordenado pela primeira-dama do município a senhora Vânia Peluffo. O projeto é desenvolvido ainda em parceria com a comunidade local, garantindo o desenvolvimento social. Por ser bastante dinâmico, um curso profissionalizante oferece qualificação profissional em um curto espaço de tempo. Focando na atualização e aperfeiçoamento de áreas específicas, com maior direcionamento para o ramo que se pretende seguir”.

Ele acrescentou que, “com isto, solicitamos a criação de uma extensão do projeto visando fortalecer as famílias do Distrito da Itamarati através da aprendizagem de cursos profissionalizantes. Visto que esta extensão facilitaria o acesso de moradores daquela região aos cursos profissionalizantes, preparando a comunidade para o mercado de trabalho e geração de renda. Considerando ainda as dificuldades que as mulheres de baixa escolaridade têm para ingressar no mercado de trabalho, desenvolver um programa profissionalizante nos cursos em geral para mulheres e crianças moradoras daquela região, daria a oportunidade de serem inseridas no contexto social e econômico local, gerando mais oportunidade e qualidade de vida”.

Candinho Gabinio encerrou a justificativa do pedido dizendo que “desta forma, ciente da preocupação da nossa gestão com o bem-estar da população, este Parlamentar espera o atendimento desta indicação o mais breve possível”.

Cascalhamento

Candinho Gabínio também apresentou indicação em que solicita melhorias numa importante via do bairro Nova Ponta Porã. Por meio de uma indicação, encaminhada ao prefeito Hélio Peluffo, com cópia ao secretário municipal de Obras e Urbanismo, André Manosso, o vereador solicitou o cascalhamento na rua Atílio Trindade esquina com Carvalho, no Jardim Nova Ponta Porã.

Segundo ele, “essa região precisa muito desta melhoria, tendo em vista que os moradores sofrem com a falta de uma pavimentação asfáltica necessária. A via encontra-se em péssimo estado de conservação, até mesmo intransitável em alguns pontos, o que causa transtornos a todos os moradores daquela região. O serviço de cascalhamento irá ajudar no tráfego dos pedestres e automóveis, que muitas vezes têm dificuldades de acesso às próprias casas”.

Candinho Gabínio argumentou que “neste período de seca a poeira é uma reclamação comum dos moradores daquela região. E em dias de chuvas é quase impossível transitar por aquela via. Desta forma, ciente da preocupação da Secretária Municipal de Obras e Urbanismo com o bem-estar da população, este Parlamentar espera o atendimento desta indicação o mais breve possível”.

Hélio PeluffoPonta Porã