Centro de Desenvolvimento Rural passa por fase de implantação no Itamarati

Centro de Desenvolvimento Rural passa por fase de implantação no Itamarati

Na tarde desta quinta-feira (29/5), o prefeito Eduardo Campos conduziu uma visita institucional ao casarão histórico do distrito de Nova Itamarati, que abrigou nas décadas de 1970 e 1980 a residência de Olacyr de Moraes, conhecido como o “rei da soja”. O local será revitalizado como parte do projeto de implantação do Centro de Desenvolvimento Rural, iniciativa que integra os eixos de inovação e desenvolvimento sustentável de Ponta Porã.

A visita contou com a presença de vereadores e secretários municipais e foi guiada pela secretária de Governo e Comunicação, Paula Campos. Ela destacou que o projeto exigirá um grande investimento, mas que os esforços estão voltados para a captação de recursos que viabilizem a reforma do casarão principal, de uma casa anexa e de um sobrado que será adaptado para uso de universidades parceiras, empresas privadas e alojamentos para professores envolvidos com o projeto.

Instalado em uma área de 13 hectares, o CDR contará com infraestrutura voltada à pesquisa, cultivo em estufas, viveiros, plantas medicinais e projetos voltados à sustentabilidade. Um dos destaques será a criação de uma cadeia produtiva de peixes em tanques elevados, com foco na redução da emissão de gases de efeito estufa.

Durante a agenda, os participantes visitaram também o sítio do assentado Roberley Alves dos Santos, que apresentou práticas de produção sustentável utilizando tecnologias desenvolvidas por ele próprio e em parceria com a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Com formação em ciências da natureza e técnico agrícola, Roberley demonstrou o funcionamento de fossas sépticas com biodigestores, que tratam até 95% da água utilizada, um modelo já adotado em países como a Alemanha.

Encerrando a programação, os vereadores fizeram junto com o prefeito Eduardo Campos vistoria da reforma que está sendo concluída do Ginásio de Esportes do Itamarati, conheceram as instalações da subprefeitura do distrito e participaram da primeira sessão itinerante da Câmara Municipal de Ponta Porã, proposta pelo presidente do legislativo, vereador Agnaldo Pereira Lima.

A visita reforça o compromisso da gestão municipal com a valorização do patrimônio histórico, a inovação no campo e o desenvolvimento sustentável do distrito de Nova Itamarati e de toda a zona rural de Ponta Porã.