Hélio diz que vinda de Bolsonaro a Ponta Porã ‘fecha um ciclo na segurança da fronteira’

O prefeito de Ponta Porã, Hélio Peluffo (PSDB) destacou a vinda do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao município nesta quarta-feira (30), para inaugurar um radar de tráfego aéreo, que integra o Sisfron (Sistema Interligado de Monitoramento da Fronteira).

“A expectativa para a vinda do presidente é ótima. Vamos fechar um ciclo de investimentos na área da segurança nessas regiões de fronteira. Estamos honrados com a visita do Bolsonaro”, comentou.

Parte do sistema já tinha sido entregue em agosto do ano passado em Corumbá e o equipamento de Ponta Porã faz parte do projeto de controle de tráfego aéreo na região de fronteira entre Bolívia e o Paraguai, principal rota dos traficantes que entram com cocaína no Brasil.

Ao todo são três equipamentos que operam 24 horas por dia, 365 dias por ano, podendo ser conectado aos Centros de Controle da FAB (Força Aérea Brasileira) e custaram R$ 127 milhões aos cofres públicos e coloca a nossa região dentro de um moderno esquema de segurança vigia e controle do tráfego aéreo.

Fabricados no Brasil no interior paulista, em São Bernardo do Campo, os radares são montados sobre uma base de metal e contendo a forma oval, o equipamento faz parte de uma nova geração de radares primários de longo alcance. Eles possuem capacidade de altimetria, permitindo a identificação dos alvos com precisão, além de funções de proteção eletrônica que os resguardam contra interferências eletromagnéticas, sejam elas intencionais ou não.

Veja também