Na abertura dos trabalhos na Assembleia Legislativa, Reinaldo destaca a retomada de MS

O governador Reinaldo Azambuja destacou em Mensagem à Assembleia Legislativa os indicadores que colocam Mato Grosso do Sul entre os estados mais competitivos do país e a perspectiva de uma “vigorosa” retomada do crescimento. Em tom de agradecimento, já que essa é a última mensagem do governador por ocasião da abertura do ano legislativo, Reinaldo Azambuja destaca o respaldo dos parlamentares estaduais e da bancada federal, além do suporte institucional dos demais poderes.

“Sinto-me profundamente honrado por ter sido eleito para exercer, por dois mandatos consecutivos, o cargo de governador (…), terra onde nasci e constitui minha família. Reservo-me no direito de expressar meu reconhecimento e gratidão pelo apoio incondicional que recebi nesse período desse Parlamento e dos demais poderes constituídos, dos gestores e servidores públicos estaduais e da sociedade sul-mato-grossense”.

Diante dos indicadores positivos “nas áreas fiscal, socioeconômica, saúde, segurança pública, educação e a transparência, posso afirmar que esta gestão entrega um Estado melhor do que recebeu em 2015, apesar das crises internas e externas, fiscais e de saúde pública, que enfrentamos”, diz o governador.

“Destaco que o Estado tem cumprido suas obrigações financeiras rigorosamente”, medida que permitiu a Mato Grosso do Sul elevar suas posições quanto à solidez fiscal no ranking nacional e à capacidade de pagamento, além de garantir nota 10 em transparência, recuperando a credibilidade e a confiança do investidor”.

Por conta da credibilidade, MS atraiu um volume “expressivo de novos investimentos, o que lhe possibilitou gerar, no ano de 2021, o dobro de empregos em relação ao ano de 2020”, destaca o governador em sua Mensagem à Assembleia Legislativa, ressaltando, ainda, a parceria com os municípios no enfrentamento à pandemia e para a vacinação contra a Covid-19. Desde o início da imunização, Mato Grosso do Sul se posiciona entre os cinco estados que mais rápido vacinaram a população, chegando a liderar a campanha.

Reinaldo menciona, entre os indicadores, as avaliações que mostram MS como o Estado com maior volume de investimentos públicos per capita e a 8ª posição no ranking ESG (ambiental, social e governança).

“Mato Grosso do Sul está realizando uma das mais vigorosas retomadas econômicas, do país, com programas sociais voltados às famílias mais vulneráveis e aos segmentos produtivos mais impactados pelas medidas restritivas.

Com o equilíbrio das contas e a “plena recuperação da capacidade de investimentos, Mato Grosso do Sul avança no campo das políticas públicas essenciais. A regionalização da saúde chega à sua fase final e já permite a realização de cirurgias complexas em todas as nossas regiões, em 33 hospitais espalhados pelo Estado”.

Reinaldo lembra que apesar de todas as dificuldades impostas pela pandemia, o governo implantou uma nova rede de escolas em tempo integral, que representa praticamente 40% da Rede Estadual de Educação. Segundo os indicadores, MS é também o Estado que mais investe em bolsas de doutorado com recursos estaduais e é o segundo maior investidor em bolsas de pós-graduação.

A segurança pública também é outra área em que Mato Grosso do Sul se destaca ao se avaliar o desempenho de todos os estados nesta e na gestão anterior. Reinaldo menciona os novos centros de inteligência, a redução nos índices de criminalidade, alto percentual de elucidação de homicídios e apreensões recorde de drogas.

“Mato Grosso do Sul tem a polícia que mais elucida homicídios no Brasil, possui o maior número de presos trabalhando e é considerado o quarto Estado mais seguro do país”, destaca o governador.

Parcerias Público-Privadas

O governador lembra na mensagem à Assembleia Legislativa que além das iniciativas do governo para modernizar a infraestrutura do Estado, as Parcerias Pública-Privadas (PPPs) são estratégicas para os investimentos em obras estruturantes nos setores energético e saneamento básico. “Mato Grosso do Sul já alcançou 100% de oferta de energia em todo o seu território, tendo atendido, inclusive, toda a grande região pantaneira com o projeto Ilumina Pantanal”, destaca o governador.

Outros dois grandes investimentos pelo modelo de PPP estratégicos mencionados pelo governador na mensagem aos deputados é a universalização do saneamento básico e as infovias, que vão conectar o Estado por fibra ótica, reforçando a infraestrutura do Estado que já dispõe de 3.195 km de estradas não pavimentadas e rodovias asfaltadas interligadas a todos os sistemas produtivos, uma logística fundamental para que Mato Grosso do Sul continue se posicionando no topo dos estados mais competitivos do Brasil.

“O Mato Grosso do Sul de hoje é melhor para viver e investir, pois oferece excelentes oportunidades aos seus habitantes, disponibilizando serviços públicos acessíveis e de qualidade, além de políticas públicas consistentes em todas as áreas.

Agradecimento

O governador Reinaldo Azambuja reforçou a importância do respaldo político e legislativo aos acertos em seus dois períodos de governo, especialmente nos momentos em que foram necessárias a adoção de medidas duras.

“Reitero minha gratidão a cada parlamentar dessa Casa de Leis pela parceria na defesa e na aprovação de projetos essenciais para Mato Grosso do Sul, mesmo aqueles que configuravam a tomada de medidas árduas voltadas a garantir a sustentabilidade da máquina pública estadual. Também tenho muito a agradecer a nossa bancada Federal, que incessantemente defendeu os interesses da população do Estado, de forma muito alinhada à gestão deste Governo”.

Reinaldo também destacou a maturidade e o fortalecimento das relações institucionais em Mato Grosso do Sul, condição para que o Estado avance do ponto de vista social e em relação ao crescimento econômico. “Respeito, integração e grande convergência em torno de interesses coletivos são valores que bem definem a relação institucional com os demais poderes e instituições (…) Cada um com suas competências e agendas próprias, mas todos trabalhando de forma harmônica e coordenada para a construção de um Estado melhor, mais justo e com oportunidades para todos”.

“Esta gestão não teria superado os inúmeros desafios enfrentados ao longo desses 7 anos de mandato se não tivesse um quadro de secretários, diretores-presidentes e servidores valorosos e diferenciados na linha de frente no atendimento à população, que aceitaram o desafio de mudar a história da gestão pública neste Estado (…)”, diz o governador, mencionando o modelo de governança por meio de contratos de gestão como o mais ideal e reforça que o trabalho no oitavo e último ano de sua gestão (2022) será com a mesma disposição “como se estivesse começando”, e fica renovado o objetivo de “entregar à próxima gestão um Estado organizado, produtivo e muito mais justo”.

Veja também
plugins premium WordPress