O deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB), foi reeleito nesta quinta-feira (10), presidente da Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. Zé Teixeira (DEM), ficou na 1ª Secretaria.

Corrêa falou do comprometimento com a sociedade sul-mato-grossense e dos desafios para o segundo biênio da 11ª Legislatura.

“Aos meus pares, minha gratidão pela confiança renovada. Reafirmo meu compromisso em seguir com a construção da grandeza política e institucional do nosso Parlamento. Com humildade, acolho essa recondução como o maior desafio da minha modesta vida pública”, afirmou.

O presidente fez questão de destacar que os cargos da Mesa Diretora são um imperativo natural do ordenamento jurídico, mas não conferem, a quem os ocupa, qualquer proeminência sobre os demais parlamentares.

“As garantias constitucionais asseguram, a todos nós, plena e absoluta igualdade de direitos e deveres no exercício da sagrada atribuição de legislar e de fiscalizar os atos do Poder Executivo. Foi à luz desse princípio essencial que, nos últimos dois anos, contribuímos, todos nós, para edificar um Poder Legislativo Estadual sempre mais afirmativo e independente, da perspectiva constitucional. E mais orgânico e efetivo como estuário generoso e fecundo dos anseios e aspirações da sociedade sul-mato-grossense”.

Em seu discurso, Corrêa disse que a maior virtude do Legislativo está em debater e construir soluções para assegurar o desenvolvimento socioeconômico e cultural do Estado. Também falou do papel da Casa de Leis em meio à pandemia da Covid-19.

“O Poder Legislativo nos limites de seus deveres constitucionais, e do senso de humanismo e de ética que nos move, tem respondido com solidária presteza à longa e dolorosa provação. Nesta guerra sem quartel contra inimigo invisível muitos de nós já perderam amigos, familiares, pessoas queridas. Porém, é nos momentos mais ásperos e desafiadores que avultam os valores e as virtudes do ser humano, e se projetam as verdadeiras instituições”, salientou.

Modernização

Zé Teixeira está à frente da 1ª Secretaria há quase seis anos e sua marca tem sido a modernização da Casa de Leis. Desde 2017, o Palácio Guaicurus passa por adequações que visam garantir a preservação do prédio e oferecer melhores condições aos servidores e cidadãos que o frequentam.

“Pela quarta vez consecutiva fui reeleito ao cargo. Uma votação expressiva, não só por mais uma recondução, mas pelo fato dos colegas parlamentares reconhecerem o quanto o nosso trabalho tem proporcionado uma Assembleia mais acessível, moderna e transparente”, afirmou.

Foram várias etapas já concluídas e as obras estão em pleno vapor.

“Substituímos os forros, instalamos novas redes elétrica e lógica, reformamos gabinetes, copas, banheiros e plenários. Mudamos pisos, o sistema hidráulico e de esgoto e o sistema de ar condicionado. Trocamos a claraboias e a cobertura. Readequamos o paisagismo e edificamos nova guarita e rampas de acesso. Construímos escadas de emergência, priorizamos readequações em acessibilidade, padronizamos os gabinetes e entregamos novas salas aos setores administrativos”, relatou.

Demais cargos

Pela primeira vez na história da Alems, a eleição da Mesa Diretora ocorreu de forma híbrida (presencial e virtual). Além de Corrêa e Teixeira, integram a Mesa os deputados Eduardo Rocha (1º vice-presidente), Neno Razuk (2º vice-presidente), Antônio Vaz (3º vice-presidente), Herculano Borges (2º secretário) e Pedro Kemp (3º secretário).